Começa a edição 2023 da Oficina de Jornalismo do Grupo Record RS
Projeto oferece a estudantes a oportunidade de vivenciar, durante uma semana, a rotina de uma redação
publicidade
A Oficina de Jornalismo 2023 do Grupo Record RS começou nesta segunda-feira, em Porto Alegre, durante a 69ª Feira do Livro. A sede histórica do Correio do Povo, na rua Caldas Júnior, no coração do Centro Histórico e vizinho à feira, é palco de ações práticas voltadas à formação dos estudantes. O projeto oferece a oportunidade de vivenciar, durante uma semana, a rotina de uma redação. A novidade desta edição é a integração das atividades de jornal, rádio e TV.
Para Bernardo Contri, estudante do segundo semestre da Ufrgs, é importante conhecer a rotina por trás dos três veículos para saber qual caminho seguir. Já Lorenzo Castro destacou a experiência transformadora e ótima para compartilhar conhecimento com profissionais consagrados do jornalismo gaúcho. “É importante ter a experiência desde o começo e estar um passo à frente”, relata o jovem de 19 anos, aluno do primeiro semestre da Ufrgs.
O diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor, inspirou os alunos ao falar sobre a profissão. "No final dessa oficina espero que vocês saiam daqui com esperança e mais apaixonados pelo jornalismo. [...] Vão falar para vocês que é cansativo e chato, mas não desistam”, encorajou.
As atividades são ministradas pelos jornalistas Marcos Santuario e Jonathas Costa, editor e gerente de jornalismo do Correio do Povo, respectivamente; por Sinara Félix, editora da Rádio Guaíba; e Viviane Finkielsztejn, editora da Record TV RS. A Oficina de Jornalismo tem o patrocínio do CIEE-RS e Supergasbras, com apoio de 2Cloud.
Foto: Mariana Necchi / Especial / CP