Alex de Andrade lança o seu novo romance

Alex de Andrade lança o seu novo romance

Livro "Para os que Ficam" está sendo lançado pela Confraria do Vento Editora; autor tem 12 obras em seu currículo literário

Luiz Gonzaga Lopes

Alex de Andrade tem 12 livros em seu currículo literário

publicidade

O romance de formação “Para os Que Ficam", escrito por Alex Andrade, está sendo publicado pela Confraria do Vento Editora. Alex Andrade tem 12 livros no seu currículo literário, sendo este o quarto de sua parceria com a editora Confraria do Vento. Carioca, Andrade publicou os livros "Antes que Deus me esqueça", "Poema" e "Amores, truques e outras versões", ambos pela Confraria do Vento. Na literatura infantil publicou os infantis "O Gigante", "A menina e a sapatilha e o menino e a chuteira", "A história do menino", "A galinha malcriada" e "O pequeno Hamlet", os livros de contos "As horas", "A suspeita da imperfeição" e o romance "Longe dos olhos". Arte-educador, Andrade participa de projetos de incentivo à leitura para crianças e jovens de comunidades carentes e é um dos curadores do Prêmio Literário do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. 


O romance “Para os Que Ficam” narra a trajetória de Ana, uma personagem que luta contra os fantasmas do passado, os abusos sofridos e a memória que carrega de uma infância e juventude rodeada de traumas, frustrações, que a levam aos delírios e tormentos. Ana se vê obrigada a cuidar do pai, idoso e com perda de memória. É justamente nesse momento que o leitor é empurrado e preso na teia que a história nos apresenta. E a pergunta que fica na cabeça de quem já teve a oportunidade de ler esse romance: afinal, quem está, de fato, doente? Andrade desenvolve uma literatura sem firulas onde a poesia ilustra o movimento das palavras, e que conduz o leitor por nuances psicodélicas desta personagem instigante e surpreendente." 
 

 

 

Trecho: 
À noite o silêncio invade a sala, meu pai está dormindo. Volta e meia ele levanta abruptamente, vem me espiar para saber se ainda estou onde estou, tenho a impressão de que teme que eu fuja dele também. Acendo um cigarro debruçada no parapeito da janela como um ato contínuo. Um dia eu penso em parar de fumar, mas acho que estou velha para esquecer antigos hábitos. Tem um filme bom passando na televisão, ligo o aparelho e me deixo cair no sofá, do lado oposto em que meu pai se senta, pois a almofada está em melhor estado. Em menos de dez minutos, adormeço, exausta do mundo, ou será que meu estado letárgico se acentuava cada vez mais? Acordo sobressaltada porque preciso levá-lo ao médico. Tem uma série de providências a tomar antes de sair de casa. O sofá arruinou a minha coluna, estendo os braços para o alto e tento me alongar como os dias. 

 

Ficha Técnica:
Livro:  “Para os Que Ficam”.
Autor: Alex Andrade.
Editora: Confraria do Vento.
Páginas: 160


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895