Perda da bússola

Perda da bússola

"A ausência física, espiritual, moral e conceitual é sentida até hoje no vestiário tricolor"

publicidade

Por João Paulo Fontoura, assessor de imprensa do Grêmio entre 2010 e 2020.
Do livro “Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa”,

Perda da bússola
Estávamos em Assunção, no Paraguai, para um jogo contra o Libertad, pela Libertadores. A vitória por 0 x 2, no dia 23 de abril, foi a última em vida do Seu Verardi. A notícia do seu falecimento durante a madrugada deixou a todos extremamente tristes no amanhecer seguinte à partida. Embora todos soubéssemos que aquele momento se aproximava, bebíamos da coragem e da teimosia do superintendente sinônimo de Grêmio e que dedicou toda a sua vida ao clube para que aquela hora demorasse mais a chegar.
Retornamos pela manhã para Porto Alegre e fomos direto para a Arena onde o corpo seria velado. A cerimônia tocante reuniu familiares, funcionários, jogadores do elenco, ex-jogadores de diversas épocas, ex-treinadores do Grêmio, dirigentes antigos do clube, dirigentes do Inter, ex-presidentes do Grêmio, toda a comissão técnica e funcionários do departamento de futebol do CT, onde ele trabalhou até onde teve forças, além de torcedores que foram se despedir prestando uma anônima homenagem. Já era noite quando, ao som de um violino, o hino do Grêmio foi cantado, um padre encomendou o corpo e todos os presentes aplaudiram demoradamente uma figura que deixava a vida, embora imortal na história do Grêmio.
Para mim, como escrevi no dia, era a perda da minha bússola. Quando senti um carinho especial do velho por mim e por minha família, tratei de valorizar ao máximo essa empatia e seguir seus conselhos. Provavelmente, ele me desse tantos outros para a escrita desse livro. Uma coisa, no entanto, é certa. Há muito dele nestas páginas.
A ausência física, espiritual, moral e conceitual é sentida até hoje no vestiário tricolor.

 

 

Sobre o livro impresso

“Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa”

Autor: João Paulo Jobim Fontoura

Edição: Capítulo 1 – Conteúdo e Design Editoriais

Páginas: 288 mais encarte de 16 páginas com fotografias

ISBN: 978-65-992925-4-5

Pré-venda: www.jornalismoevestiário.com.br

Preço: R$ 60,00 + frete.

Na pré-venda (até o dia 15 de agosto), o valor será de R$ 50,00 + frete.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895