Empreendedorismo feminino: Sabrina Nunes compartilha dicas para ter um e-commerce de sucesso

Empreendedorismo feminino: Sabrina Nunes compartilha dicas para ter um e-commerce de sucesso

Criadora da marca Francisca Joias começou a empreender com 50 reais e hoje é inspiração para outras mulheres

Camila Souza

Sabrina Nunes é fundadora do e-commerce Francisca Joias

publicidade

A empresária Sabrina Nunes, fundadora do e-commerce Francisca Joias, é considerada uma inspiração para muitas mulheres, mas ela não teve um começo de carreira fácil. Sem imaginar que sua marca seria uma dos maiores do segmento no país, começou a empreender por necessidade e com um único objetivo: trazer sua filha para morar junto com ela no Rio de Janeiro.

Natural de Itinga, região rural de Minas Gerais, começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar a família e foi mãe aos 18. Sem muitas oportunidades na cidade, se mudou para o Mato Grosso do Sul aos 21, onde trabalhou como cortadora de cana. Depois, foi morar no Rio de Janeiro. Foi lá que começou sua história com o empreendedorismo: para conseguir trazer sua filha Vitória para o RJ, a mineira juntou 50 reais e comprou acessórios em um mercado popular. Com um computador emprestado, revendeu as peças em um marketplace e nunca mais parou. 

A empresária destaca que a ascensão de novas plataformas contribuiu para o sucesso de seu projeto: “Comecei a ver que a internet era um mar de oportunidades. O e-commerce estava crescendo muito e as redes sociais também. Foi uma época muito promissora.” Em 2012, Sabrina montou seu próprio site, o Francisca Joias - que leva o nome de sua avó. Hoje, a loja emprega mais de 40 funcionários, sendo mais da metade também mulheres. Com mais de 500 peças vendidas por dia, Francisca Joias é a maior marca do segmento em volume de vendas e projeta um crescimento de 55% neste ano.

Mas por trás desse sucesso há uma caminhada cheia de desafios, começando por ser uma mulher à frente de uma empresa. “A gente tem jornada dupla o tempo inteiro”, destaca. Outra barreira que Sabrina precisou enfrentar foi a falta de conhecimento. Como era um mercado muito novo, na época não havia cursos e especializações focados no e-commerce. “A maioria dos erros que cometi foi por falta de conhecimento em vendas e na gestão de pessoas”, conta. Com diversos obstáculos, ela comenta que pensar em desistir faz parte da jornada: “O tempo inteiro a gente passa por grandes desafios, então, é natural que bata o desânimo.”

A ideia de desistir ficou só no pensamento. As barreiras se tornaram um combustível para a trajetória de Sabrina, que hoje é exemplo de motivação para muitas mulheres. O e-commerce, que antes era um mercado totalmente masculino, agora começou a ser formado por mulheres também na liderança. “Elas descobriram que podem usar a internet para começar um negócio de dentro de casa, que podem vender e criar sua independência. A gente está vivendo uma revolução”, afirma. 

Agora, Sabrina se tornou alguém que gostaria de ter conhecido no início da carreira: uma pessoa compartilha seu conhecimento e incentiva outras empreendedoras. “Minha grande motivação é ensinar mulheres a conquistar o sonho de viver do próprio negócio. Isso é o que eu mais amo, porque também aprendo quando ensino”, ressalta a empresária, que também ministra cursos sobre vendas online. Em seu canal do YouTube, ela disponibiliza cursos gratuitos. “Tem muito conteúdo disponível, porque, de verdade, eu acredito que a transformação vem através do conhecimento.”


Criadora da marca Francisca Joias, Sabrina Nunes ministra cursos sobre vendas online | Foto: Bernardo Coelho / Divulgação / CP 

Se sentir insegura é normal

Sabrina enfatiza que o sentimento de insegurança faz parte do processo de empreender. Para ela, a melhor maneira de diminuir a sensação de medo é buscar conhecimento: “É isso que vai trazer mais segurança para você dar os próximos passos.” Por isso, a empresária acredita em três pilares, sendo a estratégia o primeiro deles: “Para ser mais assertivo, você precisa de um caminho validado por alguém que fez. Precisa de uma estratégia, de um passo a passo”.

O segundo pilar são as ferramentas: Sabrina explica que é preciso encontrar ferramentas que serão indispensáveis para ter sucesso. Por último, a mentalidade: “Para ter um negócio de sucesso, você precisa ter uma mente forte, estar evoluindo e se preparando para alcançar voos maiores.”

Use a internet a seu favor

Cuidar do ambiente e usar a internet a seu favor são duas dicas principais da empresária para quem não tem tantos recursos financeiros e quer empreender. Ela destaca que a internet possibilita estar em diferentes espaços no Brasil e no mundo. "Tem muito conteúdo gratuito na internet. Várias outras pessoas falam e ensinam sobre empreendedorismo. Então, se você quer ter sucesso, tem que estar o mais próximo possível de pessoas de sucesso. Somos fruto do ambiente em que vivemos". 

Sabrina tem como inspiração as empresárias Luiza Trajano, Camila Farani e Bianca Andrade. As histórias de sucesso dessas mulheres atestam que o cenário do empreendedorismo começou a mudar. Encorajando umas às outras e decididas a fazer sucesso com seus próprios negócios, elas mostram que o público feminino está determinado a conquistar de vez o seu espaço de liderança no mercado empresarial.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895