Marca gaúcha Monjuá lança coleção com artista indígena

Marca gaúcha Monjuá lança coleção com artista indígena

Coleção Terra Original é composta por quatro peças, que receberam estampas diferentes desenvolvidas pela artista Wanessa Ribeiro

Camila Souza

Ilustração "Somos Muitas" aplicada na jaqueta fala de coletividade, explica Wanessa

publicidade

A Monjuá, rede de varejo gaúcha, lançou na segunda-feira a coleção Terra Original – Monjuá + Dewaneios, desenvolvida em colaboração com a artista indígena descendente guarani Wanessa Ribeiro. A nova linha é composta por quatro peças: blusa, calça, vestido e jaqueta jeans. Cada item recebeu uma estampa diferente desenvolvida por Wanessa Ribeiro. 

“A ilustração ‘Somos Muitas’ aplicada na jaqueta fala de coletividade, de trazer corpos e plantas juntos em equilíbrio. Para a blusa, criei a estampa ‘Erva-Mate’, um símbolo regional que valoriza o que é da nossa terra, o que é nosso. Na calça jeans está a estampa “Tatu”, inspirada no corpo do animal, com seus padrões lineares que compõem uma estética moderna. Para o vestido, há uma diversidade de estampas - o ‘Milho’, a folha de abóbora e o bordado que representam símbolos da ancestralidade e de cultivos milenares”, detalha Wanessa. 

Essa é a segunda coleção realizada com a cultura indígena. No final do ano passado, a marca lançou a Vy’apa, que significa Felicidade, com ilustrações desenvolvidas por moradores de aldeias do povo Mbyá Guarani, de Barra do Ribeiro, no interior do Rio Grande do Sul.


 Nova coleção é composta por blusa, calça, vestido e jaqueta jeans | Foto: Luneta Content / Divulgação / CP

A artista explica a importância das estampas nas peças. “As estampas contam histórias. Eu costumo trazer referências ancestrais na minha arte e me inspiro muito na minha avó e em mulheres mais velhas, nas árvores, que nos dão sombra e que nos fazem virar semente. Eu quero trazer símbolos que são nossos, da nossa terra, para valorizar o que é nosso e não ficarmos em uma outra narrativa, de outra cultura. A ideia é valorizar nossa força, nossa beleza, o que a gente tem”, afirma. 

A marca destaca que os itens foram produzidos com fibras de madeira de reflorestamento, fios de garrafas pet descartadas e algodão certificado. Além disso, houve cuidado com a redução de consumo e reuso da água, utilização de fontes renováveis de energia e lenha ecológica, além do manejo adequado de resíduos líquidos e sólidos. A produção das peças usou ainda produtos químicos livres de metais pesados e outros elementos que pudessem ser nocivos à saúde.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895