Falando sobre autoestima e lutando contra a gordofobia, Jéssica Lopes inspira milhares de mulheres

Falando sobre autoestima e lutando contra a gordofobia, Jéssica Lopes inspira milhares de mulheres

Em entrevista ao Correio do Povo, a modelo e influenciadora falou sobre sua trajetória na internet e destacou a relação com seu público

Camila Souza

Influenciadora digital Jéssica Lopes é destaque no segmento de moda plus size

publicidade

Transformar a vida de outras mulheres. É com esse propósito que a influenciadora digital Jéssica Lopes, de 28 anos, cria conteúdo na internet há mais de uma década. Nome de destaque no segmento plus size, a modelo gaúcha conversa com seu público sobre moda, beleza, sexualidade e, principalmente, construção da autoestima. Uma carreira que começou na época da adolescência, de forma despretensiosa, hoje é responsável por trazer mudança de vida para milhares de pessoas.

Jéssica tinha 16 anos quando começou a criar conteúdo, inspirada por uma menina que falava sobre maquiagem em um blog, sem imaginar que seria o primeiro passo para uma longa trajetória. “Eu gravava vídeos com uniforme do colégio, bem amadora. Colocava uma câmera, uma luminária de escrivaninha e fazia meus tutoriais”, lembra. 

Ela conta que passou por diversos estilos na adolescência, entre eles rapper, gótica e até “patricinha que só usa rosa”. Apesar de hoje achar suas combinações de looks da época “tenebrosos”, Jéssica explica que esses experimentos contribuíram para construir seu estilo autêntico. “Agora, eu entendo que não somos uma coisa só. A gente é uma influência da nossa cultura, das coisas que a gente gosta e não temos só um estilo que nos representa”, diz. 

Conforme compartilhava suas dicas, Jéssica foi se tornando uma referência para seu público, que cada vez mais queria conhecer a autora por trás dos vídeos: “Ali começou a plantar uma sementinha: por que eu posso ser uma expressão para outras pessoas e não para mim mesma? O que elas estão vendo em mim que eu não estou enxergando?”. 

Hoje, com mais de 800 mil seguidores no Instagram, a modelo não mede seu sucesso pelos números, mas pelo impacto que causa na vida de outras pessoas. Dedicando parte do seu tempo para interagir e responder comentários, Jéssica mantém uma relação próxima com quem a acompanha.

E as mensagens que chegam das seguidoras validam a importância do seu trabalho. Enquanto algumas carregam o sentimento de gratidão, outras trazem relatos de pequenas vitórias do dia a dia: “Obrigada por me trazer de volta à vida” e “Hoje usei um short pela primeira vez”.

Para a influenciadora, esse retorno do público é a maior motivação para seguir. “É aquele combustível diário para acordar, encarar uma rotina pesada de trabalho e saber que eu estou muito alinhada com o meu propósito. É isso que me move”, afirma.

Enquanto os agradecimentos lotam a caixa de mensagens, os ataques também chegam – esses, porém, com menos força e em menor quantidade. Mesmo desmotivada em alguns momentos, a modelo nunca desistiu de ajudar outras mulheres. Segue criando conteúdos em diversos formatos e trata de temas delicados, como a gordofobia, de forma descontraída. “Dizem por aí que calça branca engorda. Bom… nunca comi uma pra saber”, brincou em uma publicação.

Também realiza uma série de lives diárias, o “Café com a Jéh”, em que conversa com suas seguidoras sobre crescimento pessoal. Além disso, se dedica ao seu canal no YouTube e ao programa de consultoria de imagem e estilo. Orgulhosa, diz que o projeto abraça todos os corpos:

 “Sempre achei o meio da moda muito problemático e segregador. Eu queria fazer algo que fosse para todas.”

E ela não está sozinha na missão de tornar o mundo da moda mais inclusivo. Entre suas inspirações estão as influenciadoras Ju Romano, Mel Soares, Ray Neon e Thais Carla. Nomes que ela não vê como concorrentes, mas como motivo de admiração. “Apesar de serem muito diferentes de mim, elas me inspiram apenas por serem quem são, por serem mulheres gordas atingindo o sucesso e fazendo diferença na vida de outras”, destaca. 

O plano é continuar focando nos produtos digitais, mas Jéssica não esconde a ideia de lançar um livro em um futuro próximo. Embora se sinta realizada na carreira, a influenciadora afirma que novas metas sempre existirão.

Se tudo começou sem muitas intenções, hoje ela trilha sua caminhada com um objetivo bem definido: ajudar outras mulheres a viverem sem medo de serem quem são e de vestirem o que quiserem. O brilho nos olhos e a empolgação, que se mantiveram durante todo o tempo em que contava sua história, comprovam sua vontade de chegar ainda mais longe.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895