Slow fashion para aquecer e colorir o inverno 2021

Slow fashion para aquecer e colorir o inverno 2021

Marcas gaúchas trazem o conceito para a estação mais fria no Rio Grande do Sul

Lou Cardoso

Coleção da St.Trois foi pensada no conceito de consumo consciente

publicidade

A moda consciente veio para ficar e não seria diferente para o inverno que está cada vez mais perto. Marcas gaúchas têm apostado cada vez mais no segmento slow fashion. Intitulada "Enchanté St. Trois", o conjunto da St.Trois foi criado sob o conceito de consumo consciente. Segundo a diretora criativa da marca, Gabriela Trois, a intenção foi ressignificar as criações à realidade atual. 

Além da pesquisa de tendências, Gabriela se inspirou no streetstyle, e na sua própria visão do mundo e da moda."A moda é uma interpretação do momento. Isso é um grande desafio para os estilistas que terão de tornar a moda relevante novamente", citou fazendo uma referência a Benjamin Simmenauer, professor do Institut Français de la Mode (IFM). 

Foto: Carlos Contreras / Divulgação / CP

Conforme a diretora, a nova coleção apresenta peças versáteis, atemporais e confortáveis, sem perder a essência requintada da marca - que vão do estilo clássico chic, para ser usado com elegância em qualquer ocasião, às produções mais contemporâneas e exuberantes concebidas para momentos especiais.  A linha traz blazers, casacos, vestidos, saias, calças flare, entre outras modelagens. A St.Trois está localizada na rua Cel. Bordini, 1665, em Porto Alegre. 

Moda reversa 

Já a Birô Atelier é uma marca com peças e coleções elaboradas com criação reversa, a partir de materiais descontinuados da indústria têxtil. A grife foi criada há três anos pela estilista Bianca Rodrigues e a sócia Gilian Kaiser, de forma despretensiosa, após reaproveitarem os tecidos que sobravam de produções para o segmento de festas, entre noivas e debutantes, na intenção de criar peças exclusivas e únicas com estes materiais. "Devagarinho foi tomando uma proporção maior e as clientes foram gostando, e fomos crescendo", relembrou. 

A proposta da Birô Atelier é a moda casual, onde 80% da matéria prima de suas roupas são garimpadas, em estoques de sobras de tecidos de decoração, do setor calçadista, em lojas de tecidos que trabalham com estoques parados, e os outros 20% são tecidos ecológicos comprados na indústria têxtil. "Normalmente as marcas fazem coleções e mandam produzir a matéria prima. A gente cria de maneira inversa, partimos da matéria prima", explicou.

Foto: Leo Bertolucci / Divulgação / CP

Recentemente, a grife lançou o manifesto "Que mundo você quer vestir?", que questiona e fala sobre consumo consciente, pois a indústria da moda pode ser muito nociva para o ambiente e para as pessoas. A Birô Atelier fica localizada na rua João Antônio da Silveira, 409, em Novo Hamburgo. 

Esmalteria estilo europeia

Porto Alegre agora também conta com uma uma esmalteria no estilo europeu que também preza pela sustentabilidade. É a Bubbles & Nails, localizada na Passeio da Graça (Hilário Ribeiro, 303, Moinhos de Vento), que surge com serviço e venda de produtos exclusivos, com 8 cores e 2 esmaltes de tratamento. Além disso, a marca traz fórmulas veganas e cruelty free, e incentiva a reutilização e reciclagem das embalagens.

Foto: Daniel Scherer / Divulgação / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895