Olivas de Gramado cria azeite inédito para o Festival de Cultura e Gastronomia

Olivas de Gramado cria azeite inédito para o Festival de Cultura e Gastronomia

Novo produto é feito com brotos de bambu, de chicória e de rúcula

Camila Souza

Iniciativa é do azeitólogo e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci

publicidade

Inspirado no tema do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado 2023, que são as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), o Olivas de Gramado criou um azeite de oliva inédito. O novo produto será o azeite oficial e exclusivo do evento e também estará disponível aos visitantes do festival em setembro, com uma edição limitada.

A iniciativa é do azeitólogo e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci, que também é diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). “Para esta edição especial preparamos um extrato com broto de bambu, broto de chicória e broto de rúcula. Além disso, usamos o talo da capuchinha, planta totalmente comestível. Tudo isso com em um azeite extra virgem com blend médio de olivas Koroneiki e Arbequina”, revela André.

Segundo o especialista, os brotos e a capuchinha agregam um leve azedo, resultando em um sabor único e marcante. A flor também dá uma beleza estética para o azeite. “Escolhi a capuchinha pois cultivamos e usamos aqui no Olivas de Gramado para finalização dos pratos servidos aos turistas”, explica.

Veja Também

“A escolha das PANC como tema, criação das receitas e fomento ao evento está sendo um sucesso com muitas surpresas, como o azeite criado pelo Olivas, que ficou incrível e poderá ser saboreado e adquirido pelos nossos visitantes em setembro”, destaca a executiva do festival, Paula Kohl. O evento acontece de 6 a 17 de setembro. Mais informações estão disponíveis neste link.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895