Nutricionista ministra oficina de cozinha sustentável no Instituto Ling, em Porto Alegre

Nutricionista ministra oficina de cozinha sustentável no Instituto Ling, em Porto Alegre

Atividade ensina, na teoria e na prática, como fazer o aproveitamento total dos alimentos, privilegiando ingredientes locais

Camila Souza

Irany Arteche é nutricionista e mestre em Fitotecnia pela Ufrgs

publicidade

Especialista em evitar desperdícios e criadora do termo PAN - Plantas Alimentícias Não Convencionais, a chefe e nutricionista Irany Arteche estará no Instituto Ling neste sábado, das 11h às 14h, ministrando uma oficina sobre cozinha sustentável. A atividade ensina, na teoria e na prática, como fazer o aproveitamento total dos alimentos, privilegiando o uso de ingredientes locais e de alto valor nutricional. Também ajuda a identificar o que é resíduo ou potencial comida e mostrar o conceito de "cozinha de território" e a diversidade de insumos disponíveis nas feiras agroecológicas. As inscrições podem ser feitas no site e na recepção do instituto (Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras).

No encontro, os participantes vão auxiliar no preparo de um almoço coletivo, degustando um menu completo, desde a entrada até a sobremesa, com alternativas para vegetarianos. O cardápio de degustação destaca ingredientes bem brasileiros em preparos incomuns, como caldinho de pipoca, arroz cremoso de butiá com queijo colonial, escondidinho de mangará (coração da bananeira) e guioza de porco e de pinhão.

Nutricionista e mestre em Fitotecnia pela Ufrgs, Irany Arteche coordenou em Porto Alegre um projeto de inclusão de alimentos provenientes da agroecologia na merenda escolar. Referência no assunto, defende que a comida cotidiana precisa ser de baixo impacto financeiro, menor impacto ambiental e maior valor nutricional possível. Para Irany, é preciso mudar a forma de ver o alimento e combater a "monocultura do paladar".

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895