"Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike)

"Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike)

Obra mostra casal ucraniano vivendo os primeiros dias do conflito no país, em 2014

Chico Izidro

Casal vive em área separatista da Ucrânia em trama transcorrida em 2014

publicidade

Em tempos de Guerra na Ucrânia, o filme "Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike), de Maryna Er Gorbach, explica um pouco o conflito do leste europeu. A trama ocorre em 2014, quando começou de verdade a invasão russa ao país vizinho, que foi obrigado a ceder o território da Crimeia. Aqui, a história se passa na fronteira entre os dois países, na região de Donbas, onde se situa Donetsk. 
Ali vive o casal de ucranianos Irka (Oksana Cherkashyna) e Tolik (Sergey Shadrin). Ela está grávida do primeiro filho, e um dia a casa deles é bombardeada. E logo depois, um avião de voo civil, é abatido na região, matando quase 300 pessoas. E a localidade passa a ser alvo de disputa entre separatistas pró-Rússia e os nacionalistas ucranianos. E Tolik é pressionado por seus amigos pró-Rússia a se juntar a eles, enquanto o irmão de Irka suspeita que o casal esteja traindo o próprio país. Tudo é muito tenso no filme, a violência rola solta, com momentos profundamente desagradáveis - como por exemplo quando Irka começa a sentir as dores do parto. 
"Klondike - A Guerra na Ucrânia" (Klondike) é um retrato da crueza instalada na região. Evento que parece uma regressão no tempo, com um país invadindo uma nação vizinha e independente. Enfim, os eventos do filme se tornam bastante atuais. 

Trailer: https://youtu.be/Bi9Irj-PMVM

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895