"Duna"

"Duna"

Ficção científica mostra jornada de jovem por planeta hostil

Chico Izidro

Duna conta a história de Paul Atreides e sua jornada mítica e emocional

publicidade

"Duna" é um filme de ficção científica dirigido por Denis Villeneuve, sendo a primeira parte de uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de 1965 escrito por Frank Herbert. O longa é protagonizado por Timothée Chalamet, que interpreta o herdeiro do planeta Caladan Paul Atreides, que ao lado de sua família, precisa viajar para Arrakis, um planeta árido e perigoso que retém a produção exclusiva de um dos recursos mais preciosos da galáxia, permitindo liberar o maior potencial da humanidade. 

No planeta hostil, Atreides entra em contato com o povo freemen, que vive no deserto, tendo visões com uma jovem, vivida pela atriz e cantora Zenaya, que só vai aparecer no final do filme. A obra é uma ficção científica, que enfoca nos temas da questão ambiental, da luta pelo poder e também em questões familiares comuns. "Duna" lembra, por vezes, o clássico "Star Wars" - o personagem Paul Atreides tem muito de Luke Skywalker, além de a fotografia estar a cargo de Greig Fraser, que trabalhou em "Star Wars: Rogue One". 

O filme tem uma ótima trilha sonora e uma produção técnica perfeita, com belo visual, principalmente quando foca nas imagens do deserto. Mesmo assim, "Duna" tem momentos tediosos, apresentando extrema lentidão em determinadas sequências. De qualquer forma, Denis Villeneuve mostrou ter aprendido e fugido dos erros cometidos por David Lynch no longa homônimo de 1985, claro, tendo a seu favor a tecnologia atual, entregando o melhor que poderia ser feito no quesito técnico e na construção de um universo sci-fi. 

Ah, o filme termina deixando tudo em aberto, com o encerramento deixado para ser abordado em uma sequência - sim, lembra o que ocorreu no término de "O Senhor dos Anéis", em 2001. Vem uma franquia pela frente. 

"Duna", além de Timothée Chalamet e Zendaya, conta ainda com Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, entre outros. Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures.

Trailer: https://youtu.be/dnBpZuSUISQ

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895