“Verão de 85” (Été 85)

“Verão de 85” (Été 85)

François Ozon recria anos 1980 em romance gay passado na Normandia

Chico Izidro

Alex e David se tornam amigos inseparáveis na Normandia

publicidade

“Verão de 85” (Été 85), do diretor francês François Ozon, é baseado num romance do escritor inglês Aidan Chambers, que Ozon leu nos anos de 1980, e pelo qual se apaixonou na época. A trama traz a história do adolescente Alexis (Félix Lefebvre), de 16 anos, e já inicia com ele contando porque está sendo julgado. Sabemos então que ocorreu um crime e que o morto é o seu amigo David (Benjamin Voisin), um jovem judeu de 18 anos.

Então o filme volta ao passado, mostrando como os dois se conheceram, quando David salva Alexis de um afogamento. Eles ficam amigos inseparáveis e dali partem para um relacionamento amoroso, evidente que às escondidas. Afinal, apesar de estarem na liberal França, são os anos 1980 e numa região conservadora do país, o litoral da Normandia. Os dois fazem um pacto, pois a morte é assunto frequente entre eles, afinal os jovens acham que são imortais – observe o modo com que David pilota sua moto.

Para contar essa história de amor, Ozon quis, mais do que recriar os anos 1980, trazer a atmosfera daquele período, e, para isso, resolveu filmar em película, ao invés do digital, que é mais comum atualmente. O diretor conta ainda que queria batizar o filme de “Verão de 84”, mas “aí surgiu um problema inesperado. Queria utilizar uma música do The Cure, “In Between Days”, na trilha, mas Robert Smith me disse que não dava, a canção havia sido lançada em 1985. Preferi trocar o título para garantir a trilha”, confessou. Além disso, a trama também resgata a romântica “Sailing”, de Rod Stewart, lançada em 1975.

“Verão de 85” (Été 85) é tocante e para quem viveu aquele período, acaba  se transportando no tempo, tentando lembrar o que estava fazendo àquela época mágica – quem viveu os anos 1980 considera o melhor de suas vidas.

Leia demais posts do blog

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895