“América Armada”

“América Armada”

Documentário registra o trabalho de três ativistas que enfrentam a violência armada no continente

Chico Izidro

Favelas do Rio de Janeiro são retratadas no documentário

publicidade

“América Armada” é um documentário dirigido por Pedro Asbeg (Democracia em Preto e Branco e Geraldinos) e Alice Lanari (uma das produtoras associadas de Democracia em Vertigem). O filme acompanha o trabalho de três ativistas que tiveram a coragem de enfrentar a violência armada no Brasil, na Colômbia e no México.

O brasileiro Raull Santiago é um jovem que nasceu e cresceu no Complexo do Alemão. Membro do Coletivo Papo Reto, munido de seu celular e determinação, transmite em lives as ações e abusos da polícia em sua comunidade. Já a colombiana Teresita Gaviria perdeu seu filho assassinado há dezoito anos, e, desde então, tornou-se militante do grupo Madres de La Candelária, que promove o encontro entre outras mulheres que estão na mesma situação que ela, com os assassinos presos de seus filhos e filhas. E por sua vez, o mexicano Heriberto Paredes é um jornalista que, mesmo ameaçado de morte, acompanha a luta de grupos de autodefesa compostos por indígenas que resolveram pegar em armas para defender seus territórios e suas vidas contra o narcotráfico. 

O processo de filmagem, nos três países, foi complicado, exigindo a construção de confiança entre a equipe documentarista e esse trio de ativistas, que age naturalmente, mesmo sendo seguidos por câmeras o tempo todo, muitas vezes em situações complicadas. Com equipe mínima e uma câmera que observa sem interferir, o documentário registrou o trabalho dessas pessoas em campo.

“América Armada” oportuniza para o espectador olhar muito de perto para determinadas situações e contextos políticos da América Latina, fazendo conexões que em princípio não estão claras, porque não interessa que elas estejam nos holofotes entre os que lucram com a violência. O filme, porém, não tem a presunção de querer mudar o rumo das coisas, mas de jogar luz a um assunto pouco pautado até então, e mudar a forma de compreender o Brasil, e o jogo de forças que está acontecendo literalmente agora.

“América Armada” está disponível nas plataformas digitais NOW, Vivo Play e Oi Play. E no dia 25 de abril, será exibido no Canal Globo News. 

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895