“Notre-Dame”

“Notre-Dame”

Comédia francesa mostra arquiteta atrapalhada lutando para revigorar ponto histórico de Paris

Chico Izidro

Valérie Donzellim dirige e protagoniza comédia romântica

publicidade

“Notre-Dame” é uma comédia romântica dirigida e protagonizada pela francesa Valérie Donzellim e provavelmente, aliás, quase certo, filmado antes do incêndio que vitimou a famosa catedral medieval na capital francesa. O filme tem sua graça, mas é repleto de fantasia, deixando às vezes a obra um pouco fora de rumo.

Valérie interpreta a protagonista Maud Crayon, atrapalhada arquiteta e mãe de duas crianças, cujo marido é um vagabundo, que tem outra mulher, mas não desgruda dela. Um dia, prepara um projeto de reforma do pátio da catedral parisiense, mas o seu chefe diz que não adianta se inscrever para o concurso. E aí surge a primeira fantasia, quando a maquete sai voando pelas ruas de Paris, pousando no escritório da prefeita, que gosta e torna Maud vencedora e responsável por uma obra milionária.

Porém, Maud não está pronta para assumir tal responsabilidade, além do que sua obra parece um objeto fálico, o que provoca a indignação de parisientes moralistas, que passam a boicotar o monumento. Ao mesmo tempo, ela tem de lidar com o aparecimento de um antigo amor e com os pais de seus filhos, que ainda por cima a engravidou de um terceiro.

“Notre-Dame” não é uma homenagem à famosa catedral, sendo mais um filme engraçadinho, com atuações caricatas, por vezes exageradas. E na parte final, um número musical ainda deixa tudo mais sem pé nem cabeça. E ainda existe algo sem sentido – desde o começo do filme personagens ficam se estapeando pelas ruas da cidade, sem motivo aparente. E não existe uma explicação para isso. Nem mesmo a bela Paris é explorada.

Leia demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895