Greyhound

Greyhound

Filme com Tom Hanks tem como pano de fundo A Batalha do Atlântico

Chico Izidro

Hanks vive o comandante Ernest Krause, com missão de defender um comboio de navios

publicidade

“Greyhound”, dirigido por Aaron Schneider, tem como pano de fundo a Batalha do Atlântico, durante a II Guerra Mundial, e traz como protagonista Tom Hanks. O filme O filme é baseado no romance de 1955, “The Good Shepherd” (O Bom Pastor), de CS Forester, e teve roteiro escrito pelo próprio Hanks.

O ator interpreta o comandante Ernest Krause, que recebe a missão de com seu navio de guerra proteger um comboio de 37 navios mercantes em direção à Inglaterra nos mares gelados do Atlântico Norte. E sob eles, os ameaçadores submarinos U-Boats nazistas, atrás das embarcações para afundá-las. Um deles, chamado de Wolf (Lobo) fica mandando mensagens ameaçadoras via rádio, dizendo que o Greyhound – o nome do navio de Hanks – vai afundar em breve. Nunca o espectador nem os marinheiros enxergam os alemães. Às vezes um dos submarinos aparece sobre as ondas.

As cenas são fortes, bem realistas. E dentro do navio americano, nota-se a segregação da época, quando aos negros restava apenas o trabalho de serviçais, pois não eram considerados aptos a batalhas.

E com a opção de se manter o inimigo invisível, o filme assemelha-se em certa parte com Dunkirk. E também evoca ao clássico de 1981, “O Barco: Inferno no Mar”, de Wolfgang Petersen, e seu modo claustrofóbico. Pena que Tom Hanks pareça estar preso no mesmo personagem de seus últimos filmes – aquela pessoa imune a erros, boa, mais inteligente do que todos, e visto como santo pelos subalternos.

"Greyhound" está disponível no streaming Apple TV+.

Leia demais posts do blog

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895