"Resistência" (The Creator)

"Resistência" (The Creator)

Filme de ficção científica mostra agente especial do governo americano vivendo conflito por causa de um robô em forma de criança

Chico Izidro

A inteligência artificial que tem a forma de uma garotinha, vivida por Madeleine Yuna Voyles, deve ser destruída por ameaçar a humanidade

publicidade

"Resistência" (The Creator), dirigido por  Gareth Edwards, de "Rogue One" e "Godzilla", é um filme de ficção científica de orçamento modesto, mas visualmente impressionante e aborda temas pontuais, como por exemplo, Inteligência Artificial e como ela pode interferir com a vida humana. O longa-metragem retrata um mundo onde robôs inteligentes coexistem em harmonia lado a lado com a humanidade, em ocupações como policiais,  médicos e até outras funções. 
No entanto, esta paz acaba quando um robô detona uma bomba atômica em Los Angeles, dizimando milhões de pessoas. O governo dos Estados Unidos e outras nações ocidentais não encontram outra forma de retaliação a não ser banir qualquer forma de IA. Porém, alguns países asiáticos continuam a desenvolver a inteligência artificial. 
O personagem principal é Joshua, interpretado por John David Washington, um ex-agente das forças especiais norte-americanas, que tem um braço e uma perna robóticas. Além disso, ele se ressente da falta da mulher, aparentemente morta em um ataque ocidental contra os robôs, e que esperava um filho dele, que trabalhava infiltrado na ocasião. 
Então, ao descobrir que ela ainda está viva, aceita missão de entrar em território inimigo, com dois objetivos. Um é encontrar a esposa e dois, a missão: destruir uma arma, que é uma inteligência artificial que tem a forma de uma garotinha, vivida por Madeleine Yuna Voyles. Joshua se vê em um dilema - ele não quer eliminar a IA, se virando contra seu governo, que acaba sendo o vilão da história. 
"Resistência" tem um visual deslumbrante, ficando evidente que Gareth Edwards bebeu em outras obras cinematográficas, tendo em seu DNA "Apocalypse Now", "Platoon", "Star Wars", "O Exterminador do Futuro", "Blade Runner" e "IA". Além disso, o diretor decidiu filmar quase tudo em locações reais, em vez de estúdio, utilizando por países como Nepal, Tailândia, Japão, Indonésia, Camboja e Vietnã. Somente na pós-produção é que entraram os efeitos especiais.
Enfim, "Resistência" é um grande filme, abordando com muita eficácia o que o avanço da tecnologia e o seu uso inapropriado pode trazer para a humanidade. 
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qhofqRs8ERg

Leia os demais posts do blog

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895