"Oppenheimer"

"Oppenheimer"

Filme de três horas de duração mostra a vida conturbada do físico considerado o pai da bomba atômica

Chico Izidro

O irlândes Cillian Murphy tem atuação destacada e para se parecer mais com o cientista, adotou uma rigorosa dieta, se limitando a comer apenas uma amêndoa todos os dias

publicidade

"Oppenheimer", dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico vencedor do Prêmio Pulitzer, "Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia", de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin. A trama mostra a vida do físico Julian Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan e conhecido popularmente como o criador da bomba atômica, e avança nos anos seguintes após o conflito, quando ele teve de enfrentar o Macarthismo, ao ser acusado de comunista.  

A ambientação ocorre principalmente nos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando ao lado de outros cientistas, eles foram confinados no deserto de Los Alamos, no Novo México, e passaram quase dois anos projetando a bomba atômica - a missão era finalizar o projeto antes dos nazistas, que no começo do conflito tinham grande chance de dominar o mundo (a Europa já havia sido quase toda ela dominada pelos alemães).

Como se sabe, o Projeto Manhattan acabou sendo um sucesso. Mas o cientista passou a sentir o peso da culpa, se sentindo responsável pela morte de mais de 100 mil pessoas atingidas pelas bombas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Oppenheimer exerceu o cargo de presidente da Comissão para a Energia Atômica estadunidense até 1952.

Mas um ano depois, por causa de um vínculo com os comunistas - a sua mulher Kitty foi membro do partido e ele chegou a doar dinheiro para diversas organizações antifascistas, principalmente os republicanos na Guerra Civil Espanhola -, acabou sendo vítima da caça às bruxas de McCarthy, sofrendo um processo do Congresso.

O filme, que intercala cenas coloridas com outras em preto e branco e vai e volta no tempo, foca principalmente num período de quase 20 anos da vida de Oppenheimer. O irlândes Cillian Murphy, que foi revelado em "Extermínio" (2002), tem atuação destacada e muitos já falam que receberá uma indicação ao Oscar. O ator, para se parecer mais com o cientista, adotou uma rigorosa dieta. De acordo com relatos da atriz Emily Blunt, que interpreta a mulher do personagem na trama, Murphy se limitou a comer apenas uma amêndoa todos os dias para se preparar para seu papel.

“Adoro atuar com meu corpo e ‘Oppenheimer’ tinha uma fisicalidade e uma silhueta muito distintas que eu queria acertar”, disse o ator. “Tive que emagrecer bastante e trabalhamos com figurino e alfaiataria”, ressaltou ele, dizendo ainda como as roupas que usa no filme também ajudaram na construção do físico americano. 

Além de Murphy, o elenco tem nomes como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.

"Oppenheimer" é um filmaço, que consegue explorar com extrema qualidade a complexidade da vida do famoso cientista, que era um ser humano igual aos outros, com defeitos e qualidades.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1V4dzjJHs1E

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895