Dodge RAM 1500: Manejo fácil em porte de caminhão médio

Dodge RAM 1500: Manejo fácil em porte de caminhão médio

Com quase dois metros de altura, a Dodge RAM exige boa dose de flexibilidade corporal na porta de entrada.

Renato Rossi

Com seis metros de comprimento e 1.619 kg, RAM 1500 tem vocação rural

publicidade

Mesmo com o uso dos estribos laterais, não é fácil acessar o habitáculo. Pessoas com 1m60cm ou menos terão sérias dificuldades de acesso à picape que foi desenhada para um biotipo de 1m85cm, estatura média dos norte-americanos, já que se trata de produto tipicamente dos EUA. 


Não será somente esta a dificuldade em se lidar com esta enorme RAM 1500. Com praticamente seis metros de comprimento, tem porte de caminhão médio e será um corpo exagerado no trânsito urbano. Mas surpreende o fácil manejo, graças às suspensões macias, muito bem calibradas, e à potência de 400 HP que praticamente “dilui” os 1.619 quilos que possui a picape. A possante cavalaria passa linear e sem ranços pelo câmbio automático com oito velocidades. Enfim, o manejo da RAM é fácil e suave. A ampla área envidraçada e câmeras de rastreamento de 360° permitem a visualização otimizada do entorno. 


Apesar de o marketing do Stellantis direcionar a RAM 1500 para um uso cosmopolita cheio de status, melhor seria orientá-la para seu hábitat de origem: o meio rural. No Brasil, o sucesso do agrobusiness permite poder aquisitivo para compra da Ram 1500. 


Nos Estados Unidos da América, estas enormes picapes heavy duty não têm o mesmo status que recebem no Brasil. Lá são vistas mais como “pau pra toda obra” e observadas com respeito por sua robustez, potência e versatilidade no uso. A RAM 1500 na versão Rebel testada tem incrementações estéticas e uma completa lista de equipamentos de segurança, conforto e conveniência como o sofisticado sistema de som Harmann Kardon com 900 watts, controle de cruzeiro adaptativo, tampa de caçamba com abertura remota e tela de 12 polegadas.

O motor de 400 HP coloca a RAM 1500 na condição de picape mais potente do mercado, capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Mas, antes de comprá-la, pense no tamanho da garagem.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895