Dezembro Verde contra o abandono de animais

Dezembro Verde contra o abandono de animais

Campanha contra o abandono de animais é tema de Projeto de Lei em Igrejinha

Luciamem Winck

publicidade

A Câmara de Vereadores de Igrejinha analisa um Projeto de Lei que visa instituir uma campanha anual de conscientização contra o abandono de animais no mês de dezembro. O PLL 16/19, protocolado pelo Vereador Dirceu Valdir Linden Junior (PSD), cria a campanha intitulada “Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais”. O objetivo é conscientizar a população de que o descaso, além de uma prática cruel, é crime. A proposta é que a campanha possa ocorrer sempre em dezembro, por ser o período em que o número de abandonos cresce em razão das férias. Estudos indicam que a prática aumenta em até 50% nessa época do ano.

As associações protetoras dos animais trabalham duro na tentativa de diminuir a prática. O Dezembro Verde tem o objetivo de intensificar essa batalha, por meio de palestras, debates, manifestações e utilização do tema nas redes sociais, para chamar a atenção para o problema. “A ideia central é conscientizar a população, se você decide ter um animal, é responsável pela vida dele” defende o vereador. Abandonar animais é considerado como maus-tratos, crime previsto no artigo 32 da lei 9.605/98 e a pena é de três meses a um ano de detenção. Além disso, é infração municipal sujeita a multa de aproximadamente R$ 2.000,00.

As denúncias de abandonos e maus-tratos a animais podem ser feitas de duas formas: através do e-mail denunciaanimal@igrejinha.rs.gov.br ou por meio de registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, que pode ser feito presencialmente, no bairro Bom Pastor, ou através do site www.delegaciaonline.rs.gov.br.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895