Cuidados com mães e filhotes

Cuidados com mães e filhotes

publicidade

Foto_divulgacao1 (1)O nascimento de filhotes é algo especial e marcante em qualquer família. A chegada dos novos membros traz mudanças e novidades e, com elas, é comum surgirem dúvidas. Então, o que devemos fazer e quais cuidados serão necessários?


A saúde de uma ninhada precede o parto, começando com os cuidados que os tutores devem ter com a cadela, pois é ela, em geral, que vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias e alimentá-los até que proceda o desmame. Portanto, é de suma importância que a fêmea esteja bem de saúde.Foto_divulgacao2 (1)


Durante a gestação devemos consultar o veterinário para avaliar a saúde da cadela, assim como verificar a necessidade de um reforço na alimentação, já que os filhotes exigirão muita energia da mãe. Cadelas muito peludas convém realizar uma tosa antes do parto, assim é possível evitar problemas com a amamentação, manter a higiene e prevenir acidentes, como filhotes que sufocam embaraçados nos pelos da mãe.Foto_divulgacao3


Para o parto, providencie um ambiente seguro, limpo, seco, protegido do frio e sem a interferência de crianças, pessoas estranhas e outros animais. Normalmente não é necessário nenhuma assistência humana, mas é importante que os tutores acompanhem o parto e, se for necessário, solicitem a ajuda de um veterinário.Foto_divulgacao (2)


Após o parto, é importante higienizar o local onde o animal deu à luz, para reduzir o risco de infecções procedentes de bactérias, tanto na mãe quanto nos filhotes. Como ocorre nos seres humanos, com as mães e os recém-nascidos, as cadelas e os seus filhotes também precisam de tranquilidade. A cama onde mãe e suas crias ficarão deve estar em um ambiente tranquilo, longe dos olhos dos tutores e de outros animais. Devemos respeitar a intimidade da cadela e seus filhotes.


Nas primeiras horas de vida, em ninhadas saudáveis, os filhotes devem procurar a teta da mãe e se alimentar. É muito importante que o animalzinho mame, pois vai ingerir o primeiro leite que a cadela produz, o colostro, que é rico em anticorpos e que protege os filhotes de infecções no início da vida. Sendo assim, devemos ficar atentos e verificar se todos os cãezinhos estão alimentando-se.


Os filhotes não são capazes de regular a sua temperatura corporal, por isso, devemos mantê-los junto a mãe e cuidar da temperatura ambiente. Dessa forma, evitamos que fiquem com frio ou desidratados em função do calor. Os filhotinhos abrem os olhos entre 10 e 14 dias de vida, mas até a quarta semana seus olhos são muito sensíveis com a luminosidade. Nesse período, deve-se evitar luz direta nos olhos dos peludos.


Durante alguns dias após o parto, é normal que a cadela tenha secreção vaginal, mas fique atento e observe se a coloração e volume estão diminuindo com o passar dos dias. O aumento no número de vezes que a cadela evacua também é normal, entretanto, devemos procurar auxílio de um veterinário se ocorrer diarreia ou esforço exagerado para defecar.


As mamas da mãe podem desenvolver mastite e, por causa disso, é preciso prestar atenção diariamente. Se houver acúmulo de leite seco limpe com água morna e caso perceba descoloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida informe ao veterinário.


Enfim, o tutor deve ser zeloso e observar cuidadosamente os seus animais, assim, caso ocorra qualquer problema, poderá tomar os cuidados necessários antes deles se tornarem sérios.


Por Tiago Cardoso, adestrador da Cão Cidadão


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895