Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 em 12 estados brasileiros

Fiocruz alerta para aumento de casos de Covid-19 em 12 estados brasileiros

Embora apresente crescimento nos casos, não foi identificado no Rio Grande do Sul aumento significativo de SRAG

Correio do Povo

Tendência de aumento de casos está mais presente nas faixas etárias da população adulta

publicidade

O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira, reforçou o alerta o crescimento dos casos de Covid-19 no Brasil, que já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Esse indício, de acordo com a Fiocruz, está mais presente nas faixas etárias da população adulta.

Em nível nacional, o aumento moderado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. 

Nas demais, o crescimento é concentrado no público infantil ou compatível com oscilação em torno de patamar relativamente baixo. Na Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora observa-se aumento de casos positivos para Covid-19 na população adulta, o boletim apontou que "tal cenário não se refletiu em um aumento claro de casos de SRAG no agregado estadual até a presente atualização".

Veja Também

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 45, período de 6 a 12 de novembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 14 de novembro.

O pesquisador Marcelo Gomes reforça a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. “A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas o seu papel é um pouco menor na transmissão. Por isso, é fundamental que a gente volte a utilizar boas máscaras em situações específicas, ou seja, em transporte público, locais fechados e situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. É vacina no braço e máscara no rosto”, defende o cientista da Fiocruz.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895