Forças de segurança se unem em prol da doação de sangue no Hemocentro do RS

Forças de segurança se unem em prol da doação de sangue no Hemocentro do RS

Estoques do local estão críticos, após Novembro Vermelho ter registrado baixa adesão

Felipe Faleiro

Servidores de órgãos como o DetranRS aderiram à ação nesta terça

publicidade

Agentes das principais forças de segurança do Rio Grande do Sul se unem nesta terça-feira em prol de uma ação nobre: doar sangue no Hemocentro do RS (Hemorgs), no bairro Partenon, em Porto Alegre, e auxiliar a comunidade em um período de estoques críticos. A ação reuniu servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Brigada Militar (BM), DetranRS, entre outros, que ao longo do dia estiveram no local, de maneira espontânea, ou respondendo ao chamamento das organizações.

Para a responsável do setor de Captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa, a ação foi fundamental para ampliar a capacidade de atendimento do local. “Ela acaba sendo de vital importância, tendo em vista que saímos do Novembro Vermelho, mês do doador de sangue, com um número de pessoas doadores aquém do que esperávamos, ao contrário do que ocorreu em outros anos. E este período de férias e final de ano é preocupante para nós, pois as pessoas não se colocam muito à disposição para as doações”, afirmou ela.

Somente no turno da manhã, houve a adesão de mais de 40 integrantes da Polícia Civil, e o mesmo número da PRF estava agendado para comparecer à tarde, além dos demais participantes. Gesiane afirma acreditar que a adesão menor em 2023 ocorreu devido às tragédias climáticas, que acabaram direcionando o foco de potenciais doadores a outros tipos de demandas. “As pessoas se envolveram com outras situações de urgência e emergência e a doação ficou em segundo plano”, pontuou.

Letícia Sielecki, pedagoga do DetranRS, avaliou que a ação é realmente uma maneira de auxiliar os que mais precisam, e o órgão em si já tem campanhas educativas em prol da manutenção da vida e cuidados permanentes no trânsito. “Reforçamos bastante a sensibilização das pessoas para a questão da prevenção, porque, quando o condutor senta em frente ao volante, ele faz escolhas. Com isto, evitamos que os acidentes aconteçam e elas não precisem de atendimento hospitalar, muitas vezes”, pontuou a servidora, que contou ser doadora regular.

O Hemorgs fica na avenida Bento Gonçalves, 3722, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, sendo que candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, pesar no mínimo 50 quilos e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação. É possível agendar atendimento pelo WhatsApp (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895