Fabricante de molho de tomate tem todas suas atividades liberadas novamente pela Anvisa
Empresa teve seus produtos suspensos em março deste ano, após inspeção sanitária apurar denúncias de consumidores
publicidade
A empresa Fugini Alimentos Ltda, localizada na cidade de Monte Alto, em São Paulo, está novamente apta para fabricar todos os seus produtos, incluindo aqueles com ingredientes alergênicos. A determinação foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira.
Em março deste ano, empresa teve a suspensão de suas atividades decretada pela Agência após uma inspeção sanitária, realizada entre os dias 20 e 24, identificar falhas graves "de boas práticas de fabricação". As autoridades alegaram que a medida era necessária para que a empresa se adequasse dentro dos padrões exigidos para a produção de alimentos seguros e de qualidade. A distribuição e comercialização dos produtos também foram suspensos na época. "Os achados da inspeção evidenciaram falhas nas boas práticas de fabricação, que podem estar relacionadas aos casos de matérias estranhas encontradas nos produtos investigados pela polícia", publicou a Agência
Nesta semana, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu o inquérito que apurava denúncias de consumidores que, relataram ter comprado embalagens de molho de tomate da marca Fugini contendo ‘corpos estranhos’, em Viamão, na região Metropolitana. Foram indiciados dois sócios e um funcionário responsável pelo controle técnico de qualidade do produto.
Em abril, após uma nova inspeção, a Anvisa revogou a medida que suspendia a fabricação de alimentos, exceto os produtos que continham os principais alimentos que causam alergias ou derivados destes.
Em maio, a Anvisa realizou nova vistoria que resultou nesta nova decisão. "A inspeção do dia 19/5 constatou que a empresa dispõe da estrutura e das condições técnico-operacionais necessárias para a implementação do Programa de Controle de Alergênicos e do controle de qualidade dos produtos. Assim, foi publicada nesta quarta-feira (7/6) a Resolução-RE 2.026/2023, liberando a fabricação de produtos com ingredientes alergênicos na unidade fabril da Fugini localizada em Monte Alto/SP. O estabelecimento, contudo, segue sendo acompanhado pelos órgãos de vigilância sanitária para verificação da efetiva implementação do Plano de Controle de Alergênicos", publicou a Anvisa.
Com a medida de hoje, está liberada a fabricação de todos os produtos, incluindo aqueles com ingredientes alergênicos. A comercialização, a distribuição e o uso dos produtos acabados em estoque na fábrica, produzidos até o dia 27/3/2023, e das polpas de tomate utilizadas como matéria-prima, fabricadas ou adquiridas até aquela data, também foram liberados. Segundo a Anvisa, a determinação só foi possível após a Agência ter realizado a análise dos registros do controle de qualidade da empresa e não constatar risco à saúde do consumidor.