Uruguaiana tem quatro casos de dengue na primeira quinzena do mês de março
Cidade tem 11 casos da doença notificados neste ano
publicidade
Uruguaiana registrou quatro casos de dengue desde de março. De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no total, são 11 casos notificados desde o começo do ano, e sete descartados.
No último Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegyptu (Liraa) de 2023, realizado em janeiro, o resultado considera um índice de alerta para ocorrência de dengue, zika e chikungunya no município. Durante a realização do Liraa, determinados bairros apresentaram maior fator de risco, como no Centro, Mascarenhas de Moraes, Bela Vista, Jockey Clube, Santo Inácio, Santana, Cidade Nova e São João.
Já o tipo de criadouro com o maior número de focos foram os de classificação B (58/65,9%), que são depósitos móveis (vasos/frascos com água, pratos, garrafas, potes). Em 2022, houve 60 casos notificados na cidade, sendo nove confirmados e um paciente que foi a óbito.
A principal forma de evitar a doença é a eliminação dos potenciais criadouros do Aedes aegypti. O inseto se reproduz em locais com água parada.
Por isso, algumas das principais recomendações previstas são: eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas; manter caixas d’água tampadas; colocar tela nos ralos de água da chuva; secar pneus e protegê-los da chuva; limpar calhas da residência; escovar os pratos e trocar a água dos animais de estimação (ao menos uma vez por semana); manter piscinas limpas e com água tratada.