Polícia

Patrocinio

Polícia Federal desencadeia operação e fecha mega refinaria de cocaína na Bolívia

Ação teve a participação do Gefron e Ciopaer do Mato Grosso e da Fuerza Especial de Lucha contra el Narcotráfico en Bolivia

Duas pistas de pouso foram localizadas na região do rio Guaporé
Duas pistas de pouso foram localizadas na região do rio Guaporé Foto por: PF / Divulgação / CP

A Polícia Federal (PF) desencadeou a operação Guaporé em conjunto com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Mato Grosso e a Fuerza Especial de Lucha contra el Narcotráfico en Bolivia (FELCN). Uma mega refinaria de cocaína, com potencial de produzir até duas toneladas da droga por semana, foi fechada durante a ação ocorrida nessa segunda-feira. 

Dotada de grande estrutura, a refinaria ficava no interior do Parque Noel Kempff, no departamento de Santa Cruz, na Bolívia, distante cerca de 1,8 quilômetro da fronteira com o município de Comodoro, no Mato Grosso. A pasta base de cocaína vinha do Peru. Depois de produzido, o entorpecente atravessava depois o rio Guaporé com destino ao Brasil.

"Trata-se de uma das maiores estruturas empregadas para o refino de cocaína já desarticuladas na região, em um meticuloso trabalho desenvolvido através da cooperação entre as forças policiais do Brasil e da Bolívia", avaliou a Polícia Federal em nota oficial. 

A investigação durou dois anos e foi conduzida pela Polícia Federal. Na mesma região da refinaria foram localizadas duas pistas de pouso para aeronaves. Entorpecentes, equipamentos e material para refino, depósito de combustível, sistema de internet via satélite e rádios comunicadores foram apreendidos.

A ação na refinaria foi realizada pelos agentes bolivianos. O complexo possuía dois acessos, um pelo rio Guaporé e outro pelo córrego do Espeto.Já os policiais brasileiros ficaram posicionados no rio Guaporé, no lado do Mato Grosso. Quatro traficantes foram presos em flagrante, sendo dois bolivianos, um brasileiro e um colombiano.

Foto: PF / Divulgação / CP