Polícia Civil investiga facção criminosa que pretende consolidar o narcotráfico em Lavras do Sul

Polícia Civil investiga facção criminosa que pretende consolidar o narcotráfico em Lavras do Sul

Operação foi realizada com o Ministério Público e a Brigada Militar, com apoio da Susepe

Correio do Povo

Houve cumprimento de 23 mandados e oito bloqueios de contas bancárias

publicidade

A Polícia Civil, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Brigada Militar deflagraram nesta terça-feira a operação Mercúrio contra uma facção criminosa que pretende consolidar o tráfico de drogas na cidade de Lavras do Sul. A investigação de alguns meses foi conduzida pelo delegado André de Matos Mendes. 

Na ação foram cumpridos 13 mandados de prisões preventivas, dez mandados de busca e apreensão e oito bloqueios de contas bancárias em Lavras do Sul, Bagé e Porto Alegre. Houve 14 prisões, incluindo três foragidos. Os policiais civis recolheram drogas, objetos, documentos e dinheiro ligados ao narcotráfico.

Durante a investigação, os policiais civis verificaram que a facção criminosa é comandada de dentro de casas prisionais gaúchas, como o Presídio Central de Porto Alegre, Presídio de Bagé e mais recentemente a Penitenciária Estadual de Porto Alegre. 

Mesmo recolhidos nas celas, os líderes emitiam ordens de execução, enviavam drogas, recebiam dinheiro em contas de terceiros e mandavam intimidar violentamente usuários devedores, sempre fazendo registros em vídeo e fotos para circularem nos aplicativos e na internet como forma de intimidação.

A organização criminosa enviava inclusive integrantes de fora de Lavras do Sul com o intuito de gerenciar localmente o tráfico de entorpecentes. Recentemente um casal oriundo de Cidreira foi para a cidade. O homem e a mulher estão entre os presos desta terça-feira.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895