Mais de 250 pessoas são presas em operação contra o tráfico de migrantes nas Américas
Ao todo, 163 potenciais vítimas foram resgatadas e quase 12 mil migrantes irregulares de 69 nacionalidades foram identificados
publicidade
Mais de 250 pessoas foram presas em uma operação contra o tráfico de migrantes no continente americano, anunciou nesta segunda-feira (11) a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com sede na cidade francesa de Lyon. As forças de segurança de 33 países participaram da "Operação Turquesa V" - realizada entre 27 de novembro e 1º de dezembro - com o apoio do programa da Interpol contra o tráfico de migrantes, Europol, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), de acordo com um comunicado.
Foram efetuadas 257 prisões em 850 mil operações realizadas nos principais pontos de trânsito para desarticular as atividades dos grupos criminosos que administram rotas migratórias para os Estados Unidos e Canadá. Ao todo, 163 potenciais vítimas foram resgatadas e quase 12 mil migrantes irregulares de 69 nacionalidades foram identificados.
Os primeiros resultados da operação mostram também um aumento notável dos fluxos transcontinentais, com numerosas chegadas da China, o terceiro país de origem dos migrantes ilegais depois de Venezuela e Equador.
"O número de nacionalidades detectadas durante a Operação Turquesa V demonstra como este importante corredor migratório (...) se tornou um objetivo para os grupos criminosos de todo o mundo", declarou o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock, em um comunicado.