Operação contra homicídios prende seis suspeitos no RS e SC
Houve ainda a apreensão de cerca de 900 pinos de cocaína, 300 gramas de maconha e comprimidos de ecstasy, além de cerca de R$ 3 mil em dinheiro
publicidade
O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil anunciou na manhã desta quinta-feira o balanço da operação interestadual Acerto de Contas que foi desencadeada nos últimos dias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seis suspeitos foram presos. Houve a apreensão de cerca de 900 pinos de cocaína, 300 gramas de maconha e comprimidos de ecstasy, além de cerca de R$ 3 mil em dinheiro.
A investigação contra homicídios e crime organizado foi da 1ª DPHPP, sob comando da delegada Clarissa Demartini. O trabalho policial começou a partir de um crime de homicídio ocorrido na noite do dia 19 deste mês, quando dois indivíduos, em uma moto, foram até a residência da vítima.
Um dos homens, portando uma pistola, invadiu a casa e a executou com cerca de 15 disparos. A dupla fugiu em seguida do local. “Embora os fatos tenham ocorrido em local de difícil acesso, a ação foi gravada por uma câmera de monitoramento”, lembrou.
“Após esse crime, a investigação começou e detectou a ação de uma espécie de tribunal do crime, onde uma facção decidiu punir um criminoso que ocupava posição considerável dentro da facção e que não queria mais fazer parte do crime organizado”, explicou a delegada Clarissa Demartini.
O trabalho investigativo identificou então os executores e o mandante, um apenado recolhido no sistema prisional, que determinou a morte da vítima. “Um deles era conhecido da vítima e de seus familiares, pois trabalhava como motoboy em um restaurante nas proximidades, tendo os atendido por diversas vezes”, afirmou. “Através das imagens foi possível confirmar que a moto e o capacete utilizados na ação eram os mesmos que o autor utilizava no trabalho”, acrescentou a titular da 1ª DPHPP. “A motivação seria desacerto quanto aos valores que a facção devia à vítima, já que está queria largar o mundo do crime”, emendou.
“A investigação qualificada e ágil foi o que permitiu que houvesse êxito na identificação e prisão dos autores”, ressaltou a delegada Clarissa Demartini. Já o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza, reforçou o compromisso no combate ao crime. “O Departamento de Homicídios tem por objetivo alcançar as lideranças do crime, que não podem ficar impunes ao efetuar ordens de execução e de comando do tráfico de drogas de dentro dos presídios. A identificação deste caso reforça a importância de prezar-se pela coleta da prova o mais rápido possível”, frisou.
Em outra ação do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, a equipe da DPHPP de Viamão, coordenada pelo delegado Marcos Bottin, prendeu um suspeito em flagrante por tentativa de homicídio ocorrido na manhã dessa quarta-feira no bairro Índio Jari. A vítima estava em frente a um estabelecimento comercial.
“Após investigações acerca do fato, os agentes policiais iniciaram as diligências para identificar os suspeitos. A partir dessas diligências e análises de imagens de câmeras de monitoramento, foi possível identificar um dos criminosos envolvidos. Com base nas informações levantadas, a equipe deslocou a um endereço no bairro Aparecida, cerca de três quilômetros do local do fato, onde encontraram o veículo utilizado e prenderam um dos suspeitos do crime”, afirmou. “A motivação está sendo apurada”, adiantou.