EUA autoriza uso de dinheiro russo bloqueado para ajudar Ucrânia

EUA autoriza uso de dinheiro russo bloqueado para ajudar Ucrânia

Recursos vem de ativos apreendidos do oligarca russo Konstantin Malofeyev, indiciado em abril por não cumprir sanções

AFP

EUA autoriza uso de dinheiro russo bloqueado para ajudar Ucrânia

publicidade

O procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, anunciou nesta sexta-feira (4) que autorizou o uso de dinheiro russo apreendido para ajudar a Ucrânia, segundo a imprensa americana.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre Garland e o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, em Washington. A medida é tomada quase um ano após o início da invasão russa da ex-república soviética.

"Hoje, anuncio que autorizei a primeira transferência de ativos russos confiscados para uso na Ucrânia", disse Garland, segundo a CNN.

O dinheiro vem de ativos apreendidos do oligarca russo Konstantin Malofeyev, indiciado em abril por não cumprir sanções, acrescentou.

Kostin comemorou a medida, que, segundo ele, permitirá que US$ 5,4 milhões dos bens confiscados sejam utilizados para "reconstruir a Ucrânia".

O milionário russo Malofeyev é considerado um dos principais financiadores dos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

Os Estados Unidos anunciaram diferentes pacotes de sanções contra cidadãos e organizações russas desde que Moscou lançou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

As sanções do Departamento do Tesouro geralmente buscam congelar ativos sob a jurisdição dos EUA e proíbem qualquer pessoa ou entidade de seu país de negociar com os sancionados.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895