China e EUA devem encontrar formas de entendimento, afirma Xi Jinping
Países registraram várias divergências nos últimos anos
publicidade
O presidente Xi Jinping afirmou que China e Estados Unidos devem "encontrar formas de entendimento" para proteger a paz e o desenvolvimento mundiais, informou a imprensa estatal. Os países registraram várias divergências nos últimos anos por temas como a postura agressiva de Pequim a respeito de Taiwan, a repressão em Hong Kong e os supostos abusos de direitos humanos em Xinjiang. Washington também acusa Pequim de apoiar diplomaticamente a invasão russa da Ucrânia.
Xi conquistou no domingo um terceiro mandato como líder chinês, durante o congresso quinquenal do Partido Comunista. "O mundo de hoje não é pacífico nem tranquilo", escreveu Xi em uma carta ao Comitê Nacional sobre Relações EUA-China, segundo o canal estatal CCTV.
"Como grandes potências, fortalecer a comunicação e a cooperação entre China e Estados Unidos ajudará a aumentar a estabilidade e segurança globais, e promoverá a paz e o desenvolvimento mundiais", completou no texto enviado à organização sem fins lucrativos com sede em Nova York.
Veja Também
- Xi Jinping garante terceiro mandato histórico na China
- EUA acusam 13 pessoas de espionar e cometer abusos para China
Xi acrescentou que a China está "disposta a trabalhar com os Estados Unidos no respeito mútuo, na coexistência pacífica... e para encontrar formas de entendimento na nova era", informou a CCTV. Fazer isto "não será bom apenas para os dois países, mas também beneficiará o mundo", escreveu Xi.
O governo do presidente Joe Biden afirmou este mês que a China é o único rival dos Estados Unidos "com a intenção de modificar a ordem internacional e, cada vez mais, o poder econômico, diplomático, militar e tecnológico para alcançar este objetivo".