Bombardeio da Ucrânia atinge prédio da cidade russa de Belgorod
Rússia afirmou que defesa antiaérea foi ativada
publicidade
Um bombardeio ucraniano atingiu nesta quinta-feira um prédio residencial na cidade russa de Belgorod, perto da fronteira com a ex-república soviética, denunciaram as autoridades locais.
"As Forças Armadas ucranianas bombardearam Belgorod. A defesa antiaérea foi ativada. Há destruições em um prédio residencial", indicou no Telegram Viacheslav Gladkov, governador da região de mesmo nome, onde as hostilidades se intensificaram nas últimas semanas.
A Ucrânia reivindicou nessa quarta-feira a reconquista de localidades ocupadas pelas tropas russas no sul do país e celebrou o compromisso do Ocidente de enviar sistemas de defesa antiaérea o quanto antes. Um grupo de cerca de 50 países liderados pelos Estados Unidos se reuniu na sede da Otan, em Bruxelas, onde se comprometeu a enviar os sistemas de defesa à Ucrânia. "Eles serão enviados o mais rapidamente que pudermos fazê-los chegar fisicamente", assinalou o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, após a reunião. A ONU pediu revogação da anexação de territórios por parte dos russos.
Veja Também
- Rússia admite morte de soldados mobilizados para lutar na Ucrânia
- Aumento de bombardeios: o que esperar da nova fase do conflito entre Rússia e Ucrânia?
A Ucrânia recebeu uma chuva de mísseis, foguetes e drones - apresentados pelo presidente russo, Vladimir Putin, como uma retaliação ao ataque com explosivos contra a ponte da Crimeia, que liga esta península anexada por Moscou em 2014 ao território russo. "Quanto mais ousado e cruel o terror russo se torna, mais óbvio é para o mundo que ajudar a Ucrânia a proteger o céu é uma das tarefas humanitárias mais importantes", disse Zelensky na noite desta quarta-feira, em discurso por vídeo.