Joe Biden diz que Vladimir Putin "calculou mal" capacidade de tropas russas de ocupar Ucrânia
Presidente dos EUA disse em entrevista acreditar que mandatário da Rússia imaginava que seria bem-recebido no país vizinho
publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (11) acreditar que o colega russo, Vladimir Putin, "calculou mal" a capacidade do exército da Rússia em ocupar a Ucrânia.
"Acredito que [Putin] é uma pessoa racional, que claramente calculou mal", disse Biden à CNN, que divulgou alguns trechos de uma entrevista com o presidente, que exibirá na noite desta terça.
"Acredito que ele pensou que o receberiam de braços abertos [...] e acredito que simplesmente calculou mal", disse Biden depois que um bombardeio recente contra alvos civis lançado por Moscou na Ucrânia marcou uma escalada na guerra.
O governo americano busca o que chamou de saída para Putin antes de que ele recorra a armas de destruição em massa.
Biden alertou na semana passada que o mundo corre o risco de um "Armagedom", em um comentário direto sobre os riscos das ameaças veladas de Putin de usar armas nucleares na tentativa de se apoderar de partes da Ucrânia.
O estado de ânimo de Putin tem sido objeto de muito debate depois que o presidente russo sofreu uma série de revezes militares recentes durante a invasão ao país vizinho, iniciada em fevereiro.