Biden exige que Rússia permita acesso de bombeiros a usina nuclear na Ucrânia

Biden exige que Rússia permita acesso de bombeiros a usina nuclear na Ucrânia

Instalação de Zaporíjia é a maior deste tipo na Europa

AFP

Presidente dos EUA conversou com mandatário da Ucrânia

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exigiu que a Rússia pare de disparar contra a usina nuclear de Zaporíjia e permita que os bombeiros da Ucrânia cheguem ao local incendiado. Apesar do risco, um funcionário do alto escalão americano indicou que não há sinais de "níveis elevados de radiação".

"O presidente Biden juntou-se ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky para exigir que a Rússia cesse suas atividades militares na área e permita que bombeiros e serviços de emergência acessem o local", disse a Casa Branca em um resumo da conversa entre os dois mandatários.

Os serviços de emergência ucranianos disseram nesta sexta-feira que as tropas russas estão impedindo os bombeiros de acessar o fogo na usina nuclear de Zaporizhia, a maior da Europa, atingida por um bombardeio.

"O invasor não autoriza as unidades de socorro público ucraniano a começar a extinguir o fogo", afirmaram os serviços de emergência ucranianos em um comunicado publicado em sua página no Facebook, especificando que o acidente afetou um "edifício para treinamento" e que apenas um dos seis reatores da usina estava operacional.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895