Ministros da Ucrânia denunciam "invasão em escala total" com bombardeios mesmo em Kiev

Ministros da Ucrânia denunciam "invasão em escala total" com bombardeios mesmo em Kiev

Titular do Exterior, Kuleba informou que ucraniano vão se defender "e vencer"

Correio do Povo

Mobilização russa ficou clara nas fronteiras

publicidade

O ministro do Exterior da Ucrânia, Dmytro Kuleba, denunciou uma "invasão em escala total" por parte da Rússia. "Cidades pacíficas ucranianas estão sendo atacadas. Essa é uma guerra de agressão", relatou Kuleba em sua conta no Twitter.

Ele salientou que a Ucrânia "vai se defender e vencer" em seu pronunciamento. "O mundo pode e precisa parar Vladimir Putin. A hora de agir é agora", relatou o ministro. O presidente dos EUA, Joe Biden, condenou a decisão russa.

O ministro do interior, Anton Gerashchenko informou que uma invasão havia começado, com diversos mísseis, inclusive na capital Kiev. Ele acrescentou que centros de controle, aeroportos e quartéis militares estavam sendo alvos de bombardeios. Fogo de artilharia podia ser ouvido nas proximidades com a fronteira.

No Conselho de Segurança das Nações Unidas, o embaixador ucraniano na ONU, Sergiy Kyslytsya frisou para que os russos "parem a guerra", durante reunião de emergência sobre a Ucrânia. "Não é uma guerra, é uma operação militar", disse, por sua vez, o colega russo, Vassily Nebenzia.

Minutos antes, o presidente, Vladmir Putin, havia informado na TV nacional o começo da ação "militar especial" no leste da Ucrânia. Ele garantiu ser um ato  de proteção para as regiões separatistas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895