OMS alerta que "tsunami" de casos de Covid-19 levará ao colapso dos sistemas de saúde

OMS alerta que "tsunami" de casos de Covid-19 levará ao colapso dos sistemas de saúde

Pandemia registrou um recorde de casos no mundo nos últimos sete dias

AFP

Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou para circulação da ômicron

publicidade

Um tsunami de casos das variantes ômicron e delta do coronavírus colocará os sistemas de saúde à beira do colapso, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira. "Estou extremamente preocupado que a ômicron, sendo mais transmissível e circulando ao mesmo tempo que a delta, esteja causando um tsunami de casos. Isso está colocando e continuará a exercer uma pressão imensa sobre os profissionais de saúde exaustos, e os sistemas de saúde estão à beira de um colapso", disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

A pandemia registrou um recorde de casos no mundo nos últimos sete dias, devido à variante ômicron. Com 935.863 novos casos por dia em média na última semana, segundo o balanço da AFP elaborado com base em informações oficiais, o vírus circula, atualmente, a uma velocidade sem precedentes.

O número é consideravelmente maior que o recorde anterior, registrado entre 23 e 29 de abril, com 817.000 casos diários em média, e representa uma alta de 37% na comparação com a semana antecedente. "O risco global relacionado com a nova variante de preocupação ômicron permanece muito elevado", alertou a OMS em seu relatório epidemiológico semanal.  O documento destaca que o número de casos dobra a cada "dois a três dias".

Veja Também

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895