Rússia entrega aos EUA lista de demandas de segurança

Rússia entrega aos EUA lista de demandas de segurança

Moscou se considera ameaçada no contexto das tensões na Ucrânia

AFP

Vladimir Putin, disse, que espera "a reação positiva dos americanos e da Otan a essas propostas"

publicidade

A Rússia anunciou nesta quarta-feira que entregou aos Estados Unidos uma lista de "propostas" sobre as garantias legais que exige para manter sua segurança, a qual considera ameaçada no contexto das tensões na Ucrânia.

"Apresentamos hoje, por meio do Ministério russo das Relações Exteriores, nossas propostas concretas às autoridades americanas", disse o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, a repórteres.

Segundo Ushakov, essas propostas, que "buscam elaborar garantias jurídicas para a segurança da Rússia", foram entregues à vice-secretária de Estado responsável pela Europa, Karen Donfried, que viajou a Moscou esta semana após uma visita a Kiev. Ushakov acrescentou que trataria deste assunto por telefone durante o dia com um "chefe da administração dos Estados Unidos", sem dar mais detalhes.

Veja Também

Durante uma reunião por videoconferência na quarta-feira com o líder chinês, Xi Jinping, o presidente russo, Vladimir Putin, disse, que espera "a reação positiva dos americanos e da Otan a essas propostas", relatou este conselheiro do Kremlin.

Na terça-feira, Putin relançou seu pedido de negociações "imediatas" com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com os Estados Unidos sobre essas garantias. A reivindicação foi feita a seu homólogo americano, Joe Biden, pela primeira vez, no início de dezembro.

A Rússia se opõe a uma expansão da Aliança Atlântica para o leste, abrangendo países com os quais faz fronteira, como a Ucrânia, e pede garantias jurídicas que excluam essa possibilidade no futuro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895