"Vergonha para o Ocidente", diz presidente alemão sobre imagens do aeroporto de Cabul

"Vergonha para o Ocidente", diz presidente alemão sobre imagens do aeroporto de Cabul

Frank-Walter Steinmeier prometeu segurança aos alemães que estão no Afeganistão

AFP

Ontem, afegãos escalaram aeronaves para fugir do afeganistão

publicidade

As cenas de desespero no aeroporto de Cabul desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão são "uma vergonha para o Ocidente" - declarou o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, nesta terça-feira (17).

"As imagens de desespero no aeroporto de Cabul são uma vergonha para o Ocidente", disse Steinmeier, referindo-se à "tragédia humana" vivida pelos afegãos, que tentam desesperadamente deixar o país, e pela qual "somos responsáveis".

Após uma rápida ofensiva que coincidiu com a retirada das tropas estrangeiras do país, os talibãs assumiram o controle do Afeganistão, o que provocou cenas de caos no aeroporto da capital. Esta é a única porta de saída do país. 

Veja Também

A Alemanha, que também está retirando seus cidadãos e pessoas sob sua proteção, "deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a segurança dos alemães" no Afeganistão e de todos os afegãos "que os apoiaram durante estes anos", segundo o presidente.

Nos últimos dias, os líderes alemães não esconderam sua insatisfação com os Estados Unidos, cuja retirada militar precipitou a vitória dos talibãs, segundo eles. A ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer, pediu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta terça-feira, para tirar suas conclusões do fracasso no Afeganistão.

E a chanceler Angela Merkel classificou a situação de "amarga, dramática e terrível", dando a entender que a decisão dos Estados Unidos de sair do Afeganistão foi motivada por questões de política interna.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895