Uruguai confirma presença de variante brasileira do coronavírus em sete regiões

Uruguai confirma presença de variante brasileira do coronavírus em sete regiões

Nova cepa P1 foi detectada em Artigas, Montevidéu, San José, Rocha, Canelones, Río Negro e Salto.

Correio do Povo

Governo do Uruguai confirma presença de variante P1 do coronavírus em sete regiões

publicidade

O governo do Uruguai confirmou nessa segunda-feira a presença da cepa brasileira P1, do coronavírus, em pelo menos sete regiões do país. A informação foi publicada pelo jornal El Observador, que destacou ainda a realização de uma reunião de urgência entre o presidente Luis Lacalle Pou e o Conselho de Ministros. 

De acordo com o El Observador, a P1 foi detectada em Artigas, Montevidéu, San José, Rocha, Canelones, Río Negro e Salto. O jornal citou que a descoberta da variante foi pelo de Grupo de Trabalho Interinstitucional em Vigilância SARS-CoV-2. 

Vinte e quatro amostras foram analisadas como possíveis P1. Após a realização da sequencia genômica, o Centro de Inovação em Vigilância Epidemiológica confirmou que 100% das amostras correspondiam à variante brasileira, considerada mais perigosa e contagiosa. 

Segundo o periódico, no começo de março, o ministro da Saúde, Daniel Salinas, avisaram sobre os perigos da presença de uma das variantes brasileiras em solo uruguaio. "Temos entender uma coisa para que fique muito claro: há um problema seríssimo no Brasil. Há uma cepa que vem se modificando e é a P1. Ela se transformou em um novo desafio. E agora estamos recebendo a vacina e a rapidez com que nos vacinamos será fundamental para que o vírus deixe de se modificar", explicou à época. 

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895