Biden pede união nos Estados Unidos e fala em derrotar "terrorismo doméstico"

Biden pede união nos Estados Unidos e fala em derrotar "terrorismo doméstico"

Presidente dos Estados Unidos alertou para a pandemia de Covid-19

AFP

Biden e Kamala tomaram posse nesta quarta-feira

publicidade

O democrata Joe Biden prometeu nesta quarta-feira em seu discurso de posse como presidente dos Estados Unidos que seu país derrotará o "terrorismo doméstico" e a ideologia supremacista branca. Os Estados Unidos enfrentam "a ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar", disse Biden após tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos.

Em discurso que durou cerca de 30 minutos, ele voltou a reforçar seu pedido de união ao povo americano – bandeira que permeou toda a sua campanha eleitoral – para "passar pelo inverno obscuro" da pandemia, que já deixou 400 mil mortos por Covid-19 nos Estados Unidos. Às vítimas fatais, Biden dedicou uma prece silenciosa durante sua fala. O presidente americano não deixou de falar sobre eventos recentes, como a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro e diversos ataques à democracia americana, incluindo as fakes news que permearam o último pleito e a conflituosa relação de transferência de poder na Casa Branca. Este período de desafios foi definido por Joe Biden como "tempo de teste".

Veja Também

"Tempo de teste. Nós enfrentamos um ataque à democracia, epidemia, crise climática, racismo... Em cada um desses momentos nos desafiamos de um jeito profundo. É hora da coragem, há muito para fazer. Nós vamos ser julgados como enfrentamos essa crise. Vamos enfrentar e fazer nossa obrigação. E quando fizermos isso, vamos escrever um novo capítulo na história americana", discursou. "Minha alma inteira está aqui: juntar a América, unir nosso povo. Eu peço a cada americano que se junte a mim."

Diante das autoridades, Biden saudou sua vice-presidente Kamala Harris e lembrou que hoje marca o dia histórico em que a primeira mulher assume este cargo no país. A tradicional cerimônia também contou com a participação de artistas, como Lady Gaga e Jennifer Lopez. O ex-presidente Donald Trump deixou a Casa Branca de helicóptero pela manhã e não participou da transição da posse à Biden. No entanto,o ex-Vice-presidente Mike Pince esteve na cerimônia representando o partido Republicano. Por volta das 14h30min, foi concluída a primeira parte da posse e as autoridades se deslocaram para o interior do Capitólio, que é o centro do Poder Legislativo do Estado americano.

Após a posse, Joe Biden e Kamala Harris vão participar de uma caminhada ao redor do Capitólio - desta vez sem a tradicional participação de apoiadores, por conta da pandemia - junto a membros do exército, em um gesto que celebra a transição de poder, nos ritos do país. A dupla empossada deve chegar à Casa Branca, pela primeira vez como líderes, por volta das 17h15min, no horário de Brasília, segundo a equipe de comunicação do democrata, com escolta policial.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895