Ao menos 39 países já aplicam doses da vacina contra Covid-19

Ao menos 39 países já aplicam doses da vacina contra Covid-19

Número de nações que já iniciaram imunização mais que dobrou com campanhas entre os membros da União Europeia hoje

R7

Ao menos 39 países já aplicam doses da vacina contra Covid-19

publicidade

Com o sinal verde para a vacinação entre os membros da UE (União Europeia) neste domingo (27), pelo menos 39 países já começaram a vacinação contra a Covid-19. Neste primeiro momento, as doses estão sendo aplicadas em pessoas do grupo de risco, sobretudo em idosos, e em profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

A maioria dos países da UE iniciou a vacinação hoje em uma iniciativa conjunta entre os países membros. O bloco europeu adquiriu 12,5 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNtech e distribuiu lotes por todos os países membros. Alemanha, Hungria e Eslováquia, porém, se anteciparam e fizeram as primeiras aplicações assim que os lotes de vacina chegaram no sábado.

Em uma mensagem publicada nas redes sociais, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou que serão disponibilizadas vacinas para todos os 450 milhões de habitantes do bloco europeu e também para países vizinhos, como Islândia e Noruega.

O início da vacinação pelo mundo coincide com casos de covid-19 provocados por uma nova cepa do coronavírus, identificada no Reino Unido. França, Espanha e Itália já encontraram a mutação do vírus entre pessoas que estavam em território britânico.

Apesar da preocupação por ser uma variante mais contagiosa, ainda não há indicações de que as vacinas - já administradas ou em desenvolvimento - tiveram eficácia diminuida. Portanto, deverão funcionar e criar anticorpos contra o novo coronavírus.

Estados Unidos

Segundo dados levantados pela agência de notícias Bloomberg, o governo Trump administrou 1,9 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNtech desde 14 de dezembro. O presidente eleito Joe Biden toma posse no dia 20 de janeiro e já prometeu aplicar 100 milhões de doses nos três primeiros meses na Casa Branca.

Os EUA são o país que concentra o maior número de casos de covid-19 no mundo. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, foram mais de 18,9 milhões de pessoas infectadas durante a pandemia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895