Mundo

Sobe para 47 o número de mortos durante temporais no México

Segundo as autoridades, 39 pessoas seguem desaparecidas

Rio Cazones transbordou após fortes chuvas em Poza Rica, estado de Veracruz
Rio Cazones transbordou após fortes chuvas em Poza Rica, estado de Veracruz Foto : HECTOR QUINTANAR / AFP /CP

Subiu para 47 o número de mortos em decorrência das enchentes e deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que atingem várias partes do México; outras 39 estão desaparecidas.

As informações são das autoridades locais, que atribuem o temporal à passagem das tempestades tropicais Priscilla e Raymond na costa oeste do país. No domingo, 12, a presidente Claudia Sheinbaum convocou os governadores dos Estados mais afetados para organizar um plano de resposta a emergências. Uma ponte aérea para envio de ajuda e transporte médico foi criada. O governo planeja dar início a um censo porta a porta nas casas afetadas a partir de segunda, 13.

A Coordenação Nacional de Proteção Civil do México informou que, até domingo, as fortes chuvas deixaram 18 mortos no Estado de Veracruz; 16 em Hidalgo; 9 em Puebla; e, uma criança em Querétaro, que foi soterrada.

O número pode continuar a aumentar à medida que as equipes de resgate avançam pelas cidades inundadas. No país, milhares estão sem água e luz. Em partes de Veracruz, a precipitação foi de 540 mm de chuva entre os dias 6 e 9 de outubro. Em Poza Rica, cidade produtora de petróleo a 275 km da capital do país, a água atingiu 4 metros de altura após o rio Cazones transbordar.