O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 12, que "a guerra acabou" e que "todos estão muito animados" com o cessar-fogo em Gaza e a liberação dos reféns, prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 13, pela manhã, no horário de Israel.
"Este é um evento muito especial", afirmou aos repórteres antes de entrar no Air Force One a caminho de Israel. Trump também participará de uma cúpula multinacional pela paz no Egito com diversos países ocidentais, muçulmanos e árabes. O presidente norte-americano acrescentou que tem sido uma "honra estar envolvido" nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Trump está entre os líderes esperados na segunda na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh para a cúpula, que será presidida juntamente com o presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi.
Neste domingo, o cessar-fogo em Gaza é mantido pelo terceiro dia consecutivo, na véspera de uma troca prevista de reféns e prisioneiros, assim como de uma cúpula internacional que busca abrir um caminho para a paz após dois anos de guerra.