Presidente da Guiana diz ter apoio de Lula

Presidente da Guiana diz ter apoio de Lula

Irfaan Ali afirmou que o governo guianense trabalha em conjunto com o Departamento de Estado dos EUA

AE
presidente da Guiana afirmou também que recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU

presidente da Guiana afirmou também que recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU

publicidade

O presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, disse ter recebido apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa com a Venezuela sobre o Essequibo. A declaração foi feita em uma entrevista à CNN na quarta-feira à noite. "Lula me deu garantias de que o Brasil apoia fortemente a Guiana", afirmou.

Irfaan Ali afirmou que o governo guianense trabalha em conjunto com o Departamento de Estado dos EUA. "Deixamos bem claro aos investidores e a todos os guianenses que Essequibo pertence à Guiana. Em 1899, as fronteiras foram resolvidas. A Venezuela participou da determinação da fronteira", disse Ali à CNN.

O presidente da Guiana afirmou também que recorrerá ao Conselho de Segurança da ONU contra a "reivindicação ilegal" da Venezuela pelo controle do Essequibo. Ele lembrou que o território reivindicado pelo país vizinho corresponde a dois terços da área da Guiana e criticou a posição do regime chavista como "uma ameaça direta à integridade territorial, à soberania e à independência da Guiana".

Veja Também

Garantias

O presidente da Guiana garante que tem tratado do tema em órgãos multilaterais, como a Comunidade do Caribe (Caricom), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Commonwealth, comunidade dos países britânicos, bem como com "muitos parceiros bilaterais", entre eles EUA, Brasil, Reino Unido e França.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895