Resgatados em Gaza pelo governo do Brasil chegam a Brasília
Cidadãos do País foram recepcionados pelo presidente Lula
publicidade
O avião com os 32 cidadãos brasileiros resgatados na Faixa de Gaza chegou a Brasília, por volta das 23h30min desta segunda-feira. Uma comitiva do governo, com o presidente Luíz Inácio Lula da Silva cumprimentou os repatriados. O grupo, retirado pela fronteira do Egito em meio aos confrontos de Israel com o Hamas, ficará hospedado em instalações na Base Aérea de Brasília por ao menos dois dias. No local, eles serão recepcionados por equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro e psicólogos. Durante a estadia, receberão vacinas e terão a documentação regularizada.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a hospedagem foi solicitada pela Secretaria Nacional de Justiça. Os quartos são equipados com camas individuais, televisão, mesa e cadeiras, conforme vídeo divulgado pela FAB.
“Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva", disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.
AGORA | O presidente @LulaOficial aguarda o desembarque das 32 pessoas repatriadas que estavam na Faixa de Gaza.
— CanalGov (@canalgov) November 14, 2023
Assista: https://t.co/nLppKpaqHh pic.twitter.com/fJJV9wxIRn
O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, informou que uma parte do grupo irá, nos próximos dias, para outras partes do país onde estão familiares. Um deles teve o Rio Grande do Sul como destino confirmado. Outros, que não têm onde ficar, serão abrigados no interior de São Paulo, em instalações preparadas para acolhimento de refugiados.
“Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, afirmou Arruda Botelho.
O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros, que estavam há mais de um mês aguardando pela saída da zona de conflito entre Israel e Hamas. Desde o início da guerra no Oriente Médio, o governo brasileiro, por meio da Operação Voltando em Paz, resgatou 14.77 pessoas (1.462, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana) e 53 animais domésticos. O voo de hoje é o décimo da operação.