Resgatados em Gaza pelo governo do Brasil chegam a Brasília

Resgatados em Gaza pelo governo do Brasil chegam a Brasília

Cidadãos do País foram recepcionados pelo presidente Lula

Correio do Povo
Brasileiros serão encaminhados para Base Aérea de Brasília num primeiro momento

Brasileiros serão encaminhados para Base Aérea de Brasília num primeiro momento

publicidade

O avião com os 32 cidadãos brasileiros resgatados na Faixa de Gaza chegou a Brasília, por volta das 23h30min desta segunda-feira. Uma comitiva do governo, com o presidente Luíz Inácio Lula da Silva cumprimentou os repatriados. O grupo, retirado pela fronteira do Egito em meio aos confrontos de Israel com o Hamas, ficará hospedado em instalações na Base Aérea de Brasília por ao menos dois dias. No local, eles serão recepcionados por equipe multidisciplinar com médico, enfermeiro e psicólogos. Durante a estadia, receberão vacinas e terão a documentação regularizada.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a hospedagem foi solicitada pela Secretaria Nacional de Justiça. Os quartos são equipados com camas individuais, televisão, mesa e cadeiras, conforme vídeo divulgado pela FAB.  

 “Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva", disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.

O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, informou que uma parte do grupo irá, nos próximos dias, para outras partes do país onde estão familiares. Um deles teve o Rio Grande do Sul como destino confirmado. Outros, que não têm onde ficar, serão abrigados no interior de São Paulo, em instalações preparadas para acolhimento de refugiados.  

“Estamos preparados para o tempo que for necessário, para que essas pessoas possam se integrar ao país. Não há prazo limite fixado. Estamos prontos para recebê-los da melhor forma. Eles ficarão em um local com longa experiência de acolhimento de refugiados da forma mais completa, mais digna, sem prazo”, afirmou Arruda Botelho.

O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros, que estavam há mais de um mês aguardando pela saída da zona de conflito entre Israel e Hamas. Desde o início da guerra no Oriente Médio, o governo brasileiro, por meio da Operação Voltando em Paz, resgatou 14.77 pessoas (1.462, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana) e 53 animais domésticos. O voo de hoje é o décimo da operação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895