A Casa Branca anunciou, nesta segunda-feira, o cancelamento de uma viagem que o presidente Joe Biden deveria fazer nesse mesmo dia ao estado do Colorado, em um momento em que vários veículos da imprensa mencionam uma possível visita a Israel durante a semana.
"Houve um convite do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu", afirmou ao canal CNN o porta-voz da Casa Branca, John Kirby. Porém, "não há nenhuma viagem sobre a qual eu possa falar neste momento", acrescentou.
Biden permanecerá em Washington para "participar de reuniões sobre questões de segurança nacional", indicou um breve comunicado divulgado pelo governo americano. A intenção é "permanecer concentrado no que está acontecendo entre Israel e Hamas", disse Kirby.
O democrata de 80 anos tinha uma viagem programada ao Colorado para visitar uma fábrica de torres eólicas. Vários veículos de comunicação, incluindo o portal Axios e o canal CNN, informaram que autoridades israelenses e americanas estão conversando sobre uma possível visita do presidente Biden, que prometeu a Israel um apoio inabalável após o ataque do Hamas em 7 de outubro.
Esta não seria a primeira viagem de Biden a um país em conflito. Em fevereiro, ele viajou à Ucrânia em uma visita que foi planejada em absoluto segredo. Também visitou Israel em julho de 2022.
- Israel e Hamas: o que sabemos sobre a crise dos reféns
- O dilema da falta d'água no sul de Gaza: ou toma banho ou bebe