Nasa descobre 14º satélite do planeta Netuno

Nasa descobre 14º satélite do planeta Netuno

Pequena lua foi identificada em fotos do telescópio espacial Hubble

AFP

Destaque em amarelo mostra posição da nova lua

publicidade

O telescópio espacial Hubble auxiliou na descoberta de uma nova lua no planeta Netuno. De acordo com a agência espacial americana (Nasa), o pequeno objeto celeste é o 14º satélite identificado no planeta mais distante do sistema solar – Netuno ganhou o título após o rebaixamento de Plutão à condição de planeta-anão ou planetoide. 

Conforme os cálculos, a lua é a menor ao redor de Netuno, com apenas 19 quilômetros de diâmetro. Segundo a Nasa, a luminosidade da nova lua, batizada de S/2004 N1, é cerca de 100 milhões de vezes mais fraca do que a mais fraca estrela que pode ser vista a olho nu. Os astrônomos descobriram esse novo satélite rastreando um ponto branco que apareceu repetidamente em mais de 150 fotos tiradas pelo Hubble entre 2004 e 2009.

O cientista Mark Showalter, do SETI Institute, em Mountain View, Califórnia, descobriu a lua em 1º de julho. De acordo com a Nasa, ele pesquisava os estreitos e fracos anéis ao redor de Netuno. "As luas e os arcos orbitam muito rapidamente, então tivemos de inventar uma maneira de seguir seu movimento, para acentuar os detalhes do sistema", explicou o astrônomo. "É a mesma razão pela qual um fotógrafo esportivo rastreia um atleta correndo: o atleta fica no foco, e o fundo fica borrado". Acredita-se que essa lua orbite Netuno a cada 23 horas.


Bookmark and Share

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895