Síria participa de sua primeira reunião da Liga Árabe em mais de dez anos

Síria participa de sua primeira reunião da Liga Árabe em mais de dez anos

País foi readmitido em 7 de maio em contexto regional de aproximação diplomática

AFP

Presidente sírio Bashar al-Assad (à esquerda) e príncipe Mohamed bin Salman (à direita)

publicidade

A Síria encerrou mais de uma década de isolamento diplomático com a participação dos seus líderes nesta segunda-feira em uma sessão preparatória da Liga Árabe, devido à cúpula que acontece nesta sexta-feira na Arábia Saudita. "Dou as boas-vindas à República Árabe da Síria à Liga dos Estados Árabes", disse o ministro das Finanças saudita, Mohammed Al Jadaan, durante uma reunião em Jidá transmitida ao vivo pela emissora pública Al Ekhbariya.

É a primeira vez que autoridades sírias participam de uma reunião da Liga Árabe desde novembro de 2011. A organização pan-árabe suspendeu então o regime do presidente Bashar Al Asad pela repressão de uma onda de protestos que degenerou em uma guerra com mais de 500 mil mortos e milhões de refugiados.

A Liga readmitiu a Síria em 7 de maio, em um contexto regional de aproximação diplomática. O príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, convidou em 10 de maio o presidente sírio para a cúpula anual que acontecerá na sexta-feira em Jidá, às margens do mar Vermelho, sua primeira participação desde a cúpula de 2010 na Líbia.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895