Chefe da Otan diz estar confiante de que a Ucrânia recuperará terras ocupadas pela Rússia
Exército ucraniano recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot da Alemanha e dos Estados Unidos
publicidade
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta sexta-feira (21) que a Ucrânia está pronta para lançar uma contraofensiva que lhe permitirá retomar territórios ocupados por tropas invasoras russas.
"Estou confiante de que (os ucranianos) estão em posição de liberar mais territórios", declarou Stoltenberg à margem de uma reunião dos aliados da Ucrânia na base militar americana em Ramstein, na Alemanha. "Uma das principais questões discutidas aqui hoje foi revisar as diferentes capacidades, sistemas e suprimentos que os ucranianos precisam para recuperar mais terreno", acrescentou.
Stoltenberg revelou que a Ucrânia recebeu sistemas de mísseis terra-ar Patriot. "Alemanha e Estados Unidos entregaram baterias Patriot, que já estão em operação na Ucrânia", disse ele, sem especificar as quantidades. A Ucrânia exige insistentemente a entrega de sofisticados sistemas de defesa para se proteger dos bombardeios russos.
O Pentágono disse em março que 65 militares ucranianos completaram seu treinamento Patriot nos Estados Unidos e retornaram à Europa. Cerca de 50 países participam da reunião de Ramstein.