EAD cresce em todas as etapas do Ensino

EAD cresce em todas as etapas do Ensino

Modalidade ganha força não só em cursos de capacitação, mas também em nível técnico, de graduação e pós-graduação, com ampla e qualificada oferta no RS

Daiana Garcia e Maria José Vasconcelos

publicidade

Se a Educação a Distância (EAD) já era tendência – com a evolução dos meios digitais e ascensão da Internet, na última década –, o período de pandemia acelerou os estudos on-line e, agora, o pós-Covid revela que a modalidade se consolida. O EAD ganha força não só em cursos de capacitação, mas também em nível técnico, de graduação e pós-graduação, com ampla e qualificada oferta no RS.

Estudo divulgado nesta semana pela Skills Outlook Employee View aponta que mais de 80% dos brasileiros preferem cursos à distância e de curta duração. O levantamento, realizado em parceria entre Pearson e Google, ouviu mais de 4 mil trabalhadores do Brasil, Índia, Reino Unido e EUA, sendo mil de cada país. Os resultados no Brasil indicam que os cursos on-line são a principal alternativa para a qualificação profissional e desenvolvimento de habilidades.

Já o Censo da Educação Superior, divulgado em novembro/2022 pelo Inep/MEC, revela que, entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos de graduação à distância aumentou 474%. Esse crescimento fez com que a modalidade representasse 62,8% do total de ingressos no Ensino Superior em 2021. E relativo às matrículas efetivadas, houve elevação de 274,3% em EAD, totalizando 3,7 milhões de estudantes matriculados em cursos à distância (dados do Censo em: acesse.one/vpun9).

A pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, Angelita Renck Gerhardt, destaca a importância de o aluno estar atento à legislação, que prevê, mesmo em EAD e híbrido, regulação em carga horária para estudos remotos e presenciais, com práticas. 

O gerente de Tecnologias Educacionais do Senac-RS, Giancarlo Giacomelli, assinala demanda crescente pelos cursos técnicos EAD, com flexibilidade e inserção no mercado que atraem alunos de todas as idades. 

E a pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS, Adriana Kampff, explica que há cursos de pós-graduação on-line disponíveis em todas as áreas. Porém, a oferta deve considerar as características específicas de cada campo do conhecimento. “Se olharmos a Medicina, a maioria das disciplinas são presenciais (...), por outro lado, nas áreas de Negócios e Direitos, fica meio a meio.” Segundo ela, nessas áreas onde a prática não é sempre obrigatória, a escolha da modalidade varia de acordo com a dinâmica familiar ou de trabalho de cada aluno e, “tudo isso compõe um mix do que atualmente é oferecido”.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895