Vestibular de Inverno: seleção envolve escolhas e disputa

Vestibular de Inverno: seleção envolve escolhas e disputa

Bolsas de estudo, amplo portfólio de graduações, modernidade e apoio digital são algumas das vantagens de universidades no Rio Grande do Sul

Correio do Povo*

A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das Instituições de Ensino Superior com processo seletivo aberto

publicidade

“O vestibular não é apenas uma formalidade. Existe para medir a capacidade dos alunos que ingressam no Ensino Superior. E não serve somente para selecionar, pois permite perceber possíveis dificuldades e oferecer adequado acompanhamento cognitivo na vida acadêmica, desde o 1° ano de estudo.” A avaliação do diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, reflete a preocupação com o conhecimento do estudante, que a instituição, em Taquara, busca qualificar ao longo da sua formação.

Outras questões que merecem atenção, no rico ambiente que a universidade é capaz de proporcionar, se referem a aspectos como infraestrutura dos campi e unidades; programas de apoio estudantil; benefícios; bolsas; atividades de ensino, pesquisa e extensão; atualização curricular; bem como tecnologia e articulação com o mercado.

No Centro Universitário Senac-RS, em Porto Alegre, a reitora Lianamar da Silveira Rosa afirma que os cursos de graduação unem conhecimentos teóricos e práticos. “São graduações pensadas para o aluno que busca ingressar ou crescer em sua vida profissional.” E, nessa perspectiva, justifica que: “nossos cursos são reconhecidos com notas de excelência pelo MEC”. 

Já a Universidade de Passo Fundo (UPF), ao completar 55 anos se consolida, segundo o pró-reitor Acadêmico Edison Alencar Casagranda, como “instituição moderna, dinâmica e interligada aos processos de tecnologia e inovação”, sem perder a profunda conexão com sua missão, seus princípios e valores. Assim, revela que a UPF promove transformações em todas as áreas, desde a atualização dos currículos até questões administrativas.

Vinícius Severo, vice-presidente de Mercado da Atitus Educação, com campi em Passo Fundo e Porto Alegre, enfatiza o foco na jornada do aluno e na conexão com as áreas de formação. Ao anunciar um novo curso neste vestibular, assinala que “os estudantes também terão contato direto com a realidade do mercado de tecnologia (...), com desafios propostos por empresas do setor”.

E na Feevale, em Novo Hamburgo, a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, lembra que o ingresso via vestibular no inverno, tanto em cursos presenciais quanto digitais, é uma valiosa oportunidade de acesso acadêmico a concluintes do Ensino Médio e a pessoas em busca de aperfeiçoamento, profissão ou, até, uma segunda graduação.

Confira as reportagens do Caderno Especial do Vestibular de Inverno

Senac-RS: teoria, prática e vida profissional em foco 

Atitus Educação apresenta diferenciais e novo curso

Universidades do RS estão com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 

Faccat recebe conceito acadêmico máximo do MEC 

UPF: vagas para 27 cursos em forte estrutura multicampi 

Feevale oferece incentivo, flexibilidade e inovação 

*Coordenação Geral e Edição: Maria José Vasconcelos | Reportagem e Redação: Ana Julia Zanotto (sob supervisão), Daiana Garcia e Maria José




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895